segunda-feira, 12 de julho de 2010

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Juntamente com a Fiscalização e a Engenharia, a Educação é um dos assuntos mais importantes quando se fala sobre encontrar soluções para o equilíbrio do trânsito em qualquer cidade. Devido ao constante crescimento da frota de veículos particulares, precariedade no transporte público e pouca evolução em melhorias no sistema viário formado pelos logradouros públicos, as cidades chegam a sofrer com grandes problemas no trânsito.


Manaus não fica de fora dessa situação. Hoje se percebe na cidade eventos constantes de congestionamentos, desrespeito as leis e a falta de educação no trânsito. E a educação no trânsito é sem dúvida o assunto que precisa sofrer grandes evoluções, através de ações voltadas ao resgate do equilíbrio tão procurado no meio urbano, quando se comenta sobre o caos no trânsito que se instalou na cidade.


Há necessidade de se realizar campanhas educativas e de conscientização junto à população, abordando sempre temas relacionados à realidade da cidade, temas esses que não faltariam itens para ser abordado, uma vez que é grande a quantidade existente de problemas relacionados ao trânsito. Parada em fila dupla, desrespeito à sinalização vertical e horizontal, estacionamento em local inadequado, desrespeito ao pedestre são apenas alguns exemplos de que a educação precisa está presente na vida de muitos motoristas.


E a educação no trânsito deve ser desenvolvida na rede pública e privada da cidade, permitindo que os alunos desde cedo sejam conscientizados e educados para conviver com a situação, de preferência que se tornem atores conscientes, não produtores de mazelas que prejudiquem o trânsito. Mais do que nunca, as escolas devem desenvolver atividades que coloquem os futuros condutores de veículos em reflexão, permitindo a preparação de pessoas mais comprometidas com o trânsito.


Para que essas ações nas escolas sejam mais eficientes, é importante ocorrer convênios com os órgãos responsáveis pelas ações no trânsito na cidade, seja na esfera municipal, estadual e até federal. As Secretarias de Educação e Cultura, do mesmo modo, são órgãos importantes para ampliar as ações, permitindo um número cada vez maior de pessoas a serem atingidas pelas ações, sempre voltadas para a educação no trânsito.


Palestras e campanhas específicas devem ser organizadas, direcionadas a pessoas por faixa etária, visando uma melhor eficácia quanto ao alcance dos objetivos traçados. Não somente as crianças em formação, mas os trabalhadores das indústrias, dos comércios e dos serviços devem ser atingidos, pois várias são as ações indevidas provocadas por essas pessoas que hoje se encontram conduzindo os veículos pela cidade.


Choque de ordem é a palavra chave e do momento na esfera do poder público municipal. Ações haverão de ser colocadas em prática e sacrifícios devem ser exigidos. Na situação em que nos encontramos interesses pessoais ou corporativos não devem, de forma alguma, ser colocado acima dos interesses da cidade.


Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado