quinta-feira, 8 de julho de 2010

ENTRE NA CAIXA E VEJA A FLORESTA

Alguns países desenvolvidos buscaram a todo custo meios de evoluir na sua economia, permitindo que a sua população usufrua de melhores qualidades de vida. E muito desses meios ocorreu através da destruição dos ambientes naturais, como as grandes florestas de belas e representativas árvores, permitindo o surgimento da “selva de pedra”.


Grandes cidades do mundo, que compõem o seleto time de países considerados desenvolvidos, sofrem com o atual sumiço das camadas vegetais, sofrendo com as conseqüências da intervenção do homem sem maiores preocupações com o ambiente.


Resulta-se com isso a necessidade do homem de ter contato com a natureza, nem que seja de forma artificial. O texto e as fotos que reproduzo abaixo foram publicados na internet:



Cansado da selva de pedra? Os arquitetos da empresa holandesa DUS Architects propuseram uma forma de escapar das formas opressivas e descoloridas da cidade sem que seja necessário sair dela. O Unlimited Urban Woods é um pavilhão que foi colocado na praça de Oosterdokskade, em Amsterdã, na Holanda. Ocupando apenas alguns poucos metros quadrados da rua, a experiência ao se entrar dentro da caixa era de estar no meio de um bosque que se extendia indefinidamente. Para conseguir o efeito, os arquitetos usaram uma árvore em tamanho real e vários espelhos colocados estrategicamente em ângulos certos nos locais exatos. A imagem da árvore é repetida indefinidamente nos espelhos, passando a impressão de infinidade do bosque.


A DUS Architects é uma empresa de arquitetura e urbanismo da Holanda fundada por três arquitetos: Martine de Wit, Hans Vermeulen e Hedwig Heinsman. A empresa emprega outros 11 profissionais da área e executa projetos para clientes diversos na Holanda, em especial donos de pequenos negócios, além de projetos artísticos para galerias.


Fico imaginando se um dia chegaremos a esse ponto, de acabar com as nossas preciosas florestas em troca de cascas de concreto, e viver de cenário. É fundamental a arborização urbana das cidades, a criação de áreas de proteção ambiental, parques ecológicos, reservas e fragmentos florestas, entre outros. O desenvolvimento das cidades é necessário, é importante para o seu povo, mas o equilíbrio entre os ambientes naturais e construídos se mostra essencial, principalmente utilizando princípios da sustentabilidade.


IMAGENS: INTERNET.

Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado