segunda-feira, 19 de julho de 2010

IRANDUBA SOFRE COM OCUPAÇÕES IRREGULARES

Com a construção da ponte sobre o rio Negro, que ligará o município de Manaus ao de Iranduba, grande será a pressão da população em ocupar as áreas próximas da ponte, uma vez que chegar a capital amazonense se resumirá a poucos minutos.


Já está sendo noticiadas nos meios de comunicação da região as constantes invasões de terras no município de Iranduba, acompanhadas de construções irregulares e loteamentos clandestinos. Placas de venda e de novos empreendimentos imobiliários já são presentes na estrada Manoel Urbano, principal via que ligará as duas cidades. E o que é mais preocupante é que até agora não se tem conhecimento quanto à conclusão da elaboração do Plano Diretor Metropolitano de Manaus, que se encontra em elaboração pelo Poder Executivo Estadual, instrumento este que poderá ser a chave para um crescimento mais ordenado na região.


Enquanto o Plano Diretor Metropolitano não é apresentado, a área fica exposta a toda exploração imobiliária, sendo ocupada de forma desordenada, sem planejamento e que, em um futuro próximo, exigirá do poder público municipal toda a infraestrutura necessária para satisfazer as necessidades básicas dos novos moradores. Aí serão necessários recursos para a construção de escolas, postos de saúde, creches, ampliação da rede viária, coleta de lixo, transporte público, saneamento e outros serviços não menos importantes. E será que o município de Iranduba suportará toda a pressão sobre a sua infraestrutura atual? Terá o município recursos suficientes para resolver tais problemas e ampliar os seus serviços?


Com a proximidade da conclusão da construção da ponte sobre o rio Negro, prevista para até o fim do ano de 2010, aumenta cada vez mais o interesse pela ocupação da região de Iranduba, que até o momento aguarda as diretrizes para o seu ordenamento através do Plano Diretor Metropolitano. Espera-se que não demore, pois alguns problemas, se não evitados, podem ser irreversíveis, lamentavelmente.



Acompanhe o blog do Claudemir pelo TWITTER
http://twitter.com/blogdoclaudemir

3 comentários:

  1. as ocupaçòes ja ocorreram a anos atraves de uma manobra de retirada de casas flutuantes para o cacau pereira , as demais sao em areas de riscos identificadas pela sec. de obra desde 2005 , o qual espera minha casa minha vida para a atenção devida aos municipes que realmente necessitem , keké

    ResponderExcluir
  2. Atraves de um amigo, fui convidada a visitar uma area 'loteada', no tal municipio e, pasmem, soube que se trata de uma area de 20x40 de uma vereadora, onde tens na politica, marido e filho, pelo preço em torno de 4 mil reais parcelados, mas me pareceu, oferta pra boi dormir....Quero estar dentro e sempre da legalidade. Um absurdo essa especulaçao!!

    ResponderExcluir
  3. Esse sempre foi e continua sendo meu maior medo. O futuro de Iranduba. A gente sempre bate nessa tecla! Planejamento urbano a longo prazo! Dizer que esta fazendo uma ponte para o futuro não basta.
    Antes da construção da Ponte todas estas medidas deveriam ter sido tomadas. O pensamento deveria ter sido esse: Vamos contruir uma Ponte? Primeiro, vamos preparar a cidade para receber isso!

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado