segunda-feira, 5 de julho de 2010

SEGURANÇA E TRANSPORTE PÚBLICO

Uma visão clara sobre a importância da Segurança Pública e do Transporte Público na vida da população.


BINÔMIO SEGURANÇA PÚBLICA – TRANSPORTE PÚBLICO, por Marcus Quintella.


As estatísticas e os fatos revelam que a maioria do povo brasileiro carece, cada vez mais, de ser atendido em suas necessidades humanas básicas, tais como saúde, educação, habitação, saneamento básico, nutrição, segurança pública e transporte público, sendo que as deficiências no atendimento dessas duas últimas questões vêm atormentando, desgraçando e limitando, em grande escala, a vida dos habitantes de nossas médias e grandes cidades, desde o final do século passado.


Nos dias de hoje, eu excluiria a segurança pública e o transporte público do rol das necessidades humanas básicas e passaria a considerar esses itens como pré-requisitos para que as demais necessidades possam ser alcançadas ou oferecidas. Desta forma, o binômio segurança pública - transporte público seria o alicerce para a construção de cidades humanas e socialmente justas, visto que esses dois serviços públicos são os únicos que participam e afetam cotidianamente as vidas de todos os cidadãos, independentemente de raça, credo, idade ou posição social.


Defendo a tese de que uma sociedade que não dispõe de uma segurança pública confiável, justa e eficaz e de um transporte público abrangente, integrado e competente não poderá proporcionar bem-estar e felicidade para todos os seus membros, pois também não será capaz de oferecer a seu povo benefícios como hospitais, escolas, redes de água e esgoto e alimentos.


Penso que segurança pública e transporte público, em nosso país, deveriam ser serviços onipresentes e despercebidos pela população, ou seja, deveriam simplesmente existir, como obrigação do Estado, prontos para serem usados quando necessário. Desta forma, as pessoas poderiam programar suas vidas, seus passeios, seus trabalhos e suas compras, da maneira que melhor lhes conviessem, pois teriam a certeza que haveria o transporte para levá-las e trazê-las de volta, e que as ruas não seriam palcos de assaltos e agressões.


Com segurança pública e transporte público, os investimentos privados certamente terão menos riscos e maiores expectativas de lucros, o turismo poderá recrudescer e o comércio renascerá, entre outros benefícios econômicos. Isso, sim, é qualidade de vida auto-sustentável.


FONTE: JB Online

Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado