quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PRAIA AÇUTUBA, Amazonas


Neste feriado da República, tive a oportunidade de conhecer a Praia Açutuba, localizada na margem direita do Rio Negro, no município de Iranduba (tenho minhas dúvidas se não seria no município de Novo Airão), Estado do Amazonas.

Com a construção da Ponte Rio Negro, que liga o município de Manaus ao de Iranduba, a população da capital amazonense começou a fazer a travessia da ponte em busca de novos lugares para lazer e entretenimento. E com esta intenção, fui conhecer este local que fica distante 45 minutos de Manaus em carro de passeio.

Para chegar a Praia Açutuba, é muito fácil. Após atravessar a Ponte Rio Negro, segue pela Rodovia AM-070, que liga Iranduba a Manacapuru, até o Km 28. A direita da rodovia, deve-se pegar uma estrada asfaltada em todo o seu trecho, e após 11 km, chega-se ao local, uma belíssima praia banhada pelo rio Negro.


Sem maiores exageros, são quilômetros de extensão de praia, favorecida pela época da vazante dos rios amazônicos. Uma paisagem formada pela floresta, areia e água, um conjunto perfeito da natureza.

Conversando com uma comerciante da praia, ela comentou que após a construção da ponte a quantidade de pessoas que chegam ao local aumentou consideravelmente. Talvez por este motivo tivemos algumas dificuldades no local. Primeiro para encontrar um local para estacionar, algo muito parecido com uma praia da orla brasileira. Com algumas manobras, conseguimos um local para estacionar o carro pagando uma quantia de R$ 5,00. Era um estacionamento privativo, preparado pelo proprietário exclusivamente para este fim.

O desafio seguinte foi encontrar um local para ficar. A localidade possui alguns restaurantes de praia, com mesas e cadeiras espalhadas por baixo das árvores. No entanto, todas já ocupadas. A única alternativa foi aguardar na sombra um conjunto de mesa e cadeiras serem desocupadas. Depois de um longo tempo de espera, enfim, conseguimos nos acomodar. Começava outra dificuldade, comprar comida para o almoço.


O local, bonito por natureza, carece de infraestrutura. Com o aumento da quantidade de pessoas visitando, o local ainda não possui capacidade de prestar bons serviços frente à quantidade de pessoas que por lá estão chegando. Mas nada que não se possa resolver. Os proprietários dos restaurantes devem se profissionalizar e melhorar os serviços oferecidos. O Governo Estadual ou Municipal devem prestar toda assistência e incentivos, permitindo que este local seja um ponto turístico do Estado, com toda infraestrutura que o local merece.


Se a intenção da construção da Ponte Rio Negro era essa, levar o desenvolvimento para a Região Metropolitana de Manaus, então que se der estrutura para tal, ou veremos uma bela paisagem se acabar com a “nova descoberta” da população.
Localização: Praia Açutuba, no Amazonas (Indicação em amarelo).



Fotos: Claudemir Andrade


Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook




19 comentários:

  1. Pretendo conhecer este lugar ^_^ lindo por natureza,mas ainda precisa de infraestrutura..

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo conhecer lá.. Me tira uma dúvida?! podemos levar coisas pra comer e beber? ou há restrição dos comerciantes?!

    ResponderExcluir
  3. Mel, além das placas fixadas, os comerciantes não gostam que levem bebidas e comidas para a praia. Mas nada que não permita levar em uma sacola o lanchinho da turma... Kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Você está de parabéns, precisei de informações sobre essa praia e praticamente mim senti dentro da mesma, depois que li seu blog. Precisamos de pessoas assim, que saiba falar de nossas riquezas de forma simples mas com 100% de esclarecimento. Ótimo

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo, vc por acaso tem algum numero telefone do pessoal restaurante da praia açutuba
    Chozannah@globo.com

    ResponderExcluir
  6. Caro Chozannah. Infelizmente não tenho nenhum contato dos estabelecimentos comerciais da Praia Açutuba. Saudações. Claudemir.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Claudemir me diga uma coisa mesmo com as dificuldades vc conseguio comer e beber vc foi bem tratado pela comunidade?
    Eber Borges.

    ResponderExcluir
  8. Neste dia, havíamos ido em grupo. Com muito custo e paciência, conseguimos comprar uma banda de tambaqui para o almoço. Quanto ao tratamento, fomos muito bem atendidos por um vendedor de bebidas, que nos atendeu dentro de suas possibilidades.

    ResponderExcluir
  9. Estive nesta praia por três vezez. A descobri por acaso. Galera, é algo deslumbrante, é linda, é um presente da natureza para nós amazonenses. Falta infra-estrutura de fato, mas precisamos preservar o cenário encantador que é esta praia.

    ResponderExcluir
  10. Estive lá também, ótima opção de lazer.

    ResponderExcluir
  11. olá boa noite, me chamo lenilson e estou planejando ir a esta praia com o grupo de amigos!
    gostaria de saber se eh possivel levar uma barraca e qm sabe acampar por lah, jah que a infra-estrutura deixa a desejar??

    ResponderExcluir
  12. olá.. meus avÓs tem uma casa ai perto ond foram tiradas essas fotos.. e eh lindo apesar de nao ter infraestrutura msmu!!! a proposito esta Á VENDA esse sitio da minha avó!!!

    ResponderExcluir
  13. olá claudemir, tudo de bom esse lugar já conheço desde 2008,pois tenho um terreno na comunidade serra baixa um pouco antes de chegar na praia ,e se tivesse condições moraria lá ,só espero que esse povo tenha conciêcia de não estragar esse lugar lindo,para os que lembram da ponte da bolivia e taruma fica meu lembrete preservem para que possamos ter sempre pelo Amor de Deus.

    ResponderExcluir
  14. esta super linda essa praia ja quero viista em breve

    ResponderExcluir
  15. Fui diversas vezes nas ferias d fim d ano! =D
    O lugar eh maravilhoso,eu adorei!
    De fato o UNICO PROBLEMA na epoca era a infraestrutura!

    O lugar tem tdo pra crescer e aparecer, so espero que a população entenda e pratique um pouco mais sobre a preservação!!!!
    Isso inclui,NAO JOGAR LIXO NA PRAIA,NO RIO OU SEJA LA ONDE FOR!!!!
    Por isso NAO SERIA IDEAL levar comidas e bebidas...
    Querendo ou nao vao acabar jogando os restos e os recipientes em qualquer lugar...

    Eu levei um lanchinho SIM, mas nas hras de fome(antes ou dpois do almoco),corriamos pro carro e lanchavamos la dentro! =D
    Levamos sacos de lixo,agua,caixa termica,gelo,refri e sanduiches...
    No almoço,provamos do tambaqui oferecido pelo restaurante, valor(na epoca) estava um pouquinho salgado mas nada de se assustar, o "paraiso" compensava!!! =D
    Foram dias de pleno lazer com a familia,lugar super agradavel!!!
    Espero encontra-lo MELHOR(MAIS PREPARADO PARA RECEBER OS TURISTAS)... E LIMPO,livre da degradação!!!

    ResponderExcluir
  16. Uma sugestão: Levar um kit praia, cadeira de praia e ombrelone etc, solucionaria o problema de falta de mesa.

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo fico feliz por sua iniciativa, mas triste por certos cidadoes q se dizem dono da praia cobrando e proibindo tudo a praia e publica ou não

    ResponderExcluir
  18. Amigo, neste fim de março, ainda tem um restinho de praia, tô querendo ir domingo 30/03/14

    ResponderExcluir
  19. Alguma barraca aceita cartão de credito será?

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado