terça-feira, 22 de novembro de 2011

BID REALIZA EM MANAUS SEMINÁRIO DE REASSENTAMENTO INVOLUNTÁRIO


Começou no dia de ontem, 21/11, o Seminário “A Experiência dos Projetos Urbanos Financiados pelo BID em Ações de Reassentamento Involuntário – Segunda Oficina de Trabalho-2011, evento de iniciativa da Unidade de Salvaguardas Ambientais do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, D.C. e a sua Representação em Brasília, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas. O seminário está sendo realizado no Salão de Eventos Rio Solimões, ao lado do Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro de Manaus/Amazonas. O Seminário encerra amanhã, 23/11, com a visita ao Programa PROSAMIM de Manaus.

A realização deste Seminário tem o fito de estimular o debate a respeito dos impactos decorrentes dos Programas de Reassentamento Involuntário na vida de uma comunidade. Este interesse emerge do recrudescimento de investimentos em Políticas de Infraestrutura, afinal são grandes obras, que envolvem grandes grupos populacionais e implicam em repercussões importantes, devendo ser analisadas não por um único viés, uma vez que se caracterizam por sua multidisciplinaridade.

O Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus – PROURBIS, da Prefeitura de Manaus e que conta com o apoio financeiro do BID, participa do Seminário a convite do BID, inclusive com a exposição da palestra “Os Critérios de Elegibilidade e Mecanismos de Compensação do Programa PROURBIS de Manaus”, proferida pela Assistente Social Ana Cristina Loureiro Fernandes.

A Primeira Oficina foi realizada em Dezembro de 2010, na Cidade de São Paulo, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos, experiências e lições aprendidas com a elaboração, implementação e acompanhamento das ações e planos de reassentamentos involuntários já realizados ou em andamento no Brasil, no contexto de operações financiadas pelo BID.

Na Oficina de Manaus, serão desenvolvidos quatro painéis: Regularização Fundiária, Elegibilidade e Compensações, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local e, Conciliação entre Políticas de Reassentamento (Política Nacional de Habitação e Políticas Operativas das Agências Multilaterais). Participam do Seminários vários gestores de projetos, de vários Estados Brasileiros, todos financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.


 Unidade Habitacional do PROURBIS, para Reassentamento Involuntário.



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado