segunda-feira, 3 de maio de 2010

O LARGO SÃO SEBASTIÃO E O CALÇADÃO DE COPACABANA


Largo de São Sebastião - Manaus/AM.



A paginação do piso do Largo de São Sebastião, em Manaus/AM, possui semelhança ao desenho da paginação do calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mas quem foi construído primeiro? O calçadão do Largo de São Sebastião ou o de Copacabana?



Em texto publicado no site do Portal Amazônia, podemos conhecer um pouco da história que envolve os dois calçadões. Confira.



Assim como o Teatro Amazonas, a calçada de Manaus foi inspirada na arquitetura européia. Um piso semelhante decora há séculos a Praça de D. Pedro IV, mais conhecida como Praça do Rossio, em Lisboa. Seu desenho foi escolhido para homenagear o encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. Hoje, moradores de Manaus gostam de dizer que o desenho de sua calçada simboliza o encontro da água escura do Rio Negro com a água barrenta que chega pelo Solimões. Os rios levam quilômetros para se misturar completamente, formando o Amazonas.



No Rio de Janeiro, a história é que a calçada de Copacabana faz referência às ondas do mar. Foi a partir da capital fluminense que o piso se tornou famoso em todo o país, sendo copiado também em outras capitais. Mas o conhecido calçadão foi instalado no Rio depois de Manaus ter terminado o seu. Então capital do Brasil, o Rio recebeu sua primeira calçada com ladrilhos portugueses no início do século 20 - em 1905.



Foi no início dos anos 20, no entanto, quando uma ressaca forte do mar destruiu o calçamento de Copacabana do Leme até o Forte, que a Avenida Atlântica foi duplicada e a famosa calçada de ondas foi feita pela primeira vez no Rio, com desenho transversal em relação à orla. Décadas mais tarde, outra reforma mudou as "ondas" da calçada para que ficassem paralelas à praia.



Em Manaus, a calçada do Largo São Sebastião foi finalizada em 1901, mas já estava planejada desde a década de 1880, quando o Teatro Amazonas, concluído em 1896, começou a ser pensado.




Calçadão de Copacabana - Rio de Janeiro/RJ



FONTE: PORTAL AMAZÔNIA.




Acompanhe as postagens do blog no twitter:


http://twitter.com/blogdoclaudemir


10 comentários:

  1. Cara falei a um amigo essa historia ele nao acreditou, parabens pela materia.(Leonardo Araujo)

    ResponderExcluir
  2. Ha, acho que foi uma copia mesmo a de Copacabana

    ResponderExcluir
  3. QUE MATERIA BONITA...SEMPRE QUIS SABER ESSA RESPOSTA E SEMPRE ACHEI QUE A PRIMEIRA FOSSE A DE MANAUS, MAS NÃO TINHA FUNDAMENTO PARA DISCUTIR! VALEU!

    ResponderExcluir
  4. Foi o melhor relato que li até hoje deste tipo de calçamento.
    Texto bem simples e fácil das pessoas entenderem.
    Conheço bem a história e é esta mesmo.
    Inclusive ao digitar rio + solimoes no Google e pedir imagens, se vê claramente o motivo do desenho.
    Engraçado que o mesmo não aocntece quando se digita o motivo português.

    Uma curiosidade é que ten ho fotos antigas da praça portuguesa que hoje tem o mesmo desenho de Copacabana e na década de 30 não tinha este desenho.
    Até achei fotos antigas com o mesmo desenho, mas algumas forjadas, pois as roupas ou a qualidade da foto na época não era ainda possível.
    Portanto, eu acho que o calçamento português é indiscutível como a mãe dos calçamentos brasileiros, o de Manaus anterior ao de Copacabana, mas em Portugal mudaram o calçaemnto da praça após a Segunda Guerra quando Walt Disney fez um filme do Rio de Janeiro com o Pato Donald e criando o Zé Carioca. O calçamento então então passou a ter fama mundial.

    Duas curiosidades.
    O calçamento original de Copacaban aidna pode ser visto dentro do Forte de Copacaban, pois ele foi mudado em 1965.
    Outra curiosidade é que no BRasil exitem pedras em muitas cores: preto do basalto, branco do calcário, vermelho dos argilitos, amarelo do arenito e até cinza.
    E podem ser vistos an Praça Floriano no Rio - chamda de Cinelândia.
    :)

    Claudio Lara
    fotógrafo

    ResponderExcluir
  5. Uma pergunta: tenho a impressão que as calçadas de Copacabana foram feitas pelo paisagista Burle Marx, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e se buscar a história de Burle Marx verá que antes de fazer parte da equipe que criou o paisagismo de Copacabana, ele passou uma temporada aqui e foi a vários concertos no Teatro Amazonas. Logo, lógico que a inspiração inicial é européia, mas foi aqui que ele viu o paisagismo com ladrilhos portugueses compondo este formato :)

      Excluir
  6. Não tenho conhecimento que o paisagista Burle Marx seja o autor do calçamento de Copacabana. Não creio pelo que o texto expressa. Sei que ele teve contribuição no paisagismo do Aterro do Flamengo e Calçadão de Ipanema. Fica aberto para novas informações. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. A primeira calçada de Copa foi terminada em 1906 com o sentido das ondas transversais ao mar e tb inspirado no Largo do Rossio. O Burle Marx foi responsável pela reforma do calçadão de Copa, quando ele dispôs as ondas paralelas ao mar, na década de 70.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela matéria. Didática e sem sombra de dúvidas esclarece a polêmica.
    Particularmente acho essa coisa de bairrismo sem nexo. Tantos amazonenses abrilhantam o Rio de Janeiro e vice-versa. Devemos sim valorizar nossas raízes, cuidar para que a história não se perca no tempo, mas devemos principalmente não esquecer que somos todos BRASILEIROS!

    ResponderExcluir
  9. Prof Claudemir, fazendo minha pesquisa sobre Severiano Porto encontrei seu blog e resolvi da uma olhada.Achei muito interessante a história das ondas, afinal sou Manauara e como sempre defendi a idéia de que estas representavam o encontro das águas.Muito bom saber a verdadeira história sobre elas mas, estava mesmo e procuram informações sobre o predio do FÓRUM, que por sinal não existem registro sobre o tal.Se souber de algum livro ou site que possa indicar os estudantes da ULBRA ficariam agradecidos : ) by THAIZA BANDEIRA

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado