terça-feira, 11 de maio de 2010

FUTUROS ARQUITETOS E URBANISTAS VISITAM ATERRO SANITÁRIO DE MANAUS

No sábado passado, dia 08, levei meus alunos de Infraestrutura Urbana, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA/Manaus, para conhecer as instalações do Aterro Sanitário de Manaus, localizado na Estrada AM-010 (Manaus-Itacoatiara) no Km 17.


O objetivo da visita era permitir aos alunos conhecer a realidade da situação do lixo urbano da cidade, sua produção, coleta, tratamento e destino final dos resíduos sólidos. De uma forma gentil e atenciosa, gestores do sistema fizeram a recepção dos alunos, explanando toda a evolução das instalações, desde quando era uma lixeira aberta (LIXÃO) até os dias atuais, já como Aterro Sanitário. As visitas técnicas são partes integrantes da disciplina de infraestrutura urbana do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA, campus de Manaus.


Em se tratando de destino final de resíduos sólidos, conforme esclarecimentos fornecidos pelos gestores, Manaus teve até bem pouco tempo atrás (2004) um Lixão, que é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos domiciliares, caracterizada pela simples descarga sobre o solo (descarga a céu aberto), sem medidas de proteção ao meio ambiente ou a saúde pública. Este sistema trás graves conseqüências, principalmente na geração de problemas de saúde pública, proliferação de vetores transmissores de doenças (moscas, baratas, ratos, etc.), geração de maus odores e poluição do solo e recursos hídricos.


A partir de 2005 Manaus começou a realizar trabalhos visando acabar com o Lixão. A partir de 2008 a cidade já vem operando com dois sistemas: o Aterro Controlado, onde funcionava o lixão, e o Aterro Sanitário, área ampliada e nova.


Conceitualmente, Aterro Controlado é a técnica de disposição final de resíduos sólidos domiciliares no solo, utilizando alguns princípios de engenharia para confinar e cobrir, com solo, os resíduos sólidos. Esta forma de disposição produz poluição, sendo o aterro desprovido de sistema de impermeabilização de base, drenagem de águas pluviais, não possuindo captação e tratamento de líquidos percolados e gases.


Já Aterro Sanitário pode ser definido como sendo a técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, com reduzidos danos à saúde pública e à segurança, minimizando impactos ambientais. O método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores se necessário. Um aterro sanitário caracteriza-se por possuir sistema de impermeabilização sub-superficial (solo compactado com ou sem manta sintética), sistema de drenagem de líquidos percolados sub-superficial e intermediário, sistema de drenagem vertical de gases, sistema de drenagem de águas pluviais, compactação e cobertura regular dos resíduos sólidos dispostos, sistema de tratamento de efluentes e sistema de monitoramento de líquidos percolados, resíduos sólidos e águas subterrâneas.


Em um aterro sanitário são utilizados equipamentos operacionais de terraplanagem alocados permanentemente para a compactação e cobertura dos resíduos com solo, sendo o empreendimento todo cercado, com vigilância, não se permitindo no local a presença de catadores em condições sub-humanas.


Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado