terça-feira, 18 de maio de 2010

TRÂNSITO: NÃO FECHE O CRUZAMENTO

A cada dia que passa mais carros entram em circulação em Manaus. Hoje, a cidade já possui uma frota que ultrapassa 450 mil veículos e a tendência é que continue aumentando, uma vez que nosso sistema de transporte público ainda se mostra pouco atrativo para os usuários do veículo particular, ao ponto que permita eles deixarem seus carros em casa e passem a utilizar o transporte coletivo.


Enquanto os projetos do monotrilho e BRT avançam (esperança de ver o trânsito desafogado), Manaus vai enfrentando grandes congestionamentos, principalmente nos horários de início da manhã e final de tarde. E nesses congestionamentos é comum você encontrar cruzamentos, dotados de sistema semafórico, com vias lotadas de carros, e o que é pior, com alguns veículos fechando o trânsito em função do avanço do cruzamento. Alguns cruzamentos de Manaus não possuem fiscalização eletrônica e nem são controladas por agentes de trânsito e, consequentemente, por pura falta de respeito e educação, os motoristas acabam impedindo o fluxo de veículos com o avanço e o fechamento do cruzamento das vias.


Impedir o fluxo viário em função do avanço do cruzamento, nos dias de hoje, é inaceitável. É importante neste caso ações de educação no trânsito para que o motorista evite agir desta forma. Muitas vezes acontece em função da distração do motorista, ausência de fiscalização eletrônica e/ou agente de trânsito, sinalização horizontal e vertical.


A Prefeitura de Manaus vem elaborando estudos e projetos com ações de melhoria no trânsito por meio da adoção do sistema semafórico inteligente, implantação de sinalização horizontal e vertical, fiscalização eletrônica, dentre outras, com o objetivo de aperfeiçoar o fluxo viário e solucionar problemas crônicos encontrados hoje na circulação da cidade.


Na torcida que estes projetos da Prefeitura sejam implantados o mais rápido possível, fica a nossa responsabilidade de colaborar no trânsito, começando pelo simples ato de não fechar mais os cruzamentos. Se não, corremos grande risco de sofrer no trânsito, ainda muito mais, como já acontece na cidade de São Paulo, conforme foto abaixo.

Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir


Um comentário:

Registre aqui o seu comentário. Obrigado