segunda-feira, 28 de junho de 2010

A NOVA PONTA NEGRA

Imagem Geral da Nova Ponta Negra


Ninguém pode deixar de concordar que o complexo da praia da Ponta Negra é hoje um dos principais pontos turísticos de Manaus, um local para a prática do lazer e do entretenimento na cidade. Localizado na orla do rio Negro e na Zona Oeste, a Ponta Negra é sem dúvida um local de diversão para todos os manauaras.


E esse cartão postal será alvo de uma intervenção urbana promovida pela Prefeitura de Manaus, cujo projeto já se encontra em desenvolvimento e detalhamento técnico, devendo as obras ser iniciada assim que os procedimentos licitatórios sejam concluídos. O projeto prevê a revitalização do espaço em toda a sua extensão, do começo da Avenida do Turismo até o seu limite com o Hotel da rede Tropical de Hotéis.


A Nova Ponta Negra, como vem sendo chamada enquanto projeto, prevê ainda a modificação de praticamente toda a sua infraestrutura, a começar pelos bares existentes que serão demolidos e construídos com uma nova concepção arquitetônica, permitindo a visão do rio. A Praça da Marinha, local onde hoje se encontra um monumento em homenagem à Marinha do Brasil, será construída com um desenho moderno, composta de elementos paisagísticos e que tem na água o seu elemento principal.


O anfiteatro será ampliado e parcialmente coberto, tendo o seu palco e camarins recuperados com uma nova roupagem. A Praça dos Esportes, totalmente modificadas, terão suas quadras implantadas com orientação adequada, evitando que os atletas tenham a visão ofuscada pela ação do sol. Será ainda implantada uma Praça de Artesanato, Praça de Restaurantes, Torre Mirante, Terminal Turístico Flutuante, Administração, rotatórias nas suas extremidades, ampliação da oferta de estacionamento, novos bares, entre outras estruturas.


E um dos pontos que considero mais relevantes no projeto é a proposta de ampliação da área do balneário, que consiste em permitir que a praia, independente de época de cheia ou vazante, esteja sempre disponível para os banhistas, isso graças a serviços de dragagem de areia do rio que deverão ser executados.


A obra está prevista para acontecer em duas fases, onde a primeira abrangerá a área do anfiteatro até o limite do Hotel Tropical, e a segunda fase o restante do complexo. Os recursos para a obra serão do Governo Federal e contarão também com verbas do município, como contrapartida.


A imagem computadorizada no topo deste post e as que seguem abaixo, foram produzidas para ilustrar o projeto da Nova Ponta Negra. É ficar na expectativa que o projeto seja concluído, que as obras sejam iniciadas e que esse espaço público de Manaus seja entregue para a população totalmente recuperada.


Imagem da Praça da Marinha, próxima do Anfiteatro.

Vista geral do complexo, com destaque para a praia permanente.

Imagem do Mirante, próximo ao Bar.

Anfiteatro, ampliado e reformulado.

Imagem da Torre Mirante.


Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir

2 comentários:

  1. Claudemir, ta de parabens, o blog e show, muita informação boa!

    ResponderExcluir
  2. so falta mais assentos na area que ja star construida!

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado