quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL - IAB/AM.


Para os que me perguntaram sobre as eleições do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB/AM, depois de realizada consulta por e-mail nos dias 28/12/09 e 09/01/10 para o Presidente Edmar Andrade e Vice-Presidente Zadir Araújo, somente hoje recebi ligação do Arquiteto Edmar Andrade no qual me informou que as eleições do IAB/AM ocorreu justamente no dia 29 DE DEZEMBRO DE 2009, e como não houve interesse da categoria em participar, foi homologada a CHAPA ÚNICA inscrita, onde o mesmo foi reconduzido ao cargo.


Perguntei ainda se houve convocação dos associados para as eleições e Edmar informou que houve chamada por jornal, conforme estabelecido pelo Estatuto do IAB. Longe de questionar a convocação, como arquiteto e urbanista e com vários contatos também na categoria, não tomei conhecimento e nem vi ninguém comentar, tanto é que mandei e-mail pedindo essas informações dia 28/12/09, um dia antes das Eleições.


Conversei ainda com o Edmar Andrade, de forma muito rápida por telefone, o que se comenta entre os colegas alunos de arquitetura e colegas arquitetos sobre o IAB/AM, que se mostra inoperante e que em nada contribui para a categoria profissional dos arquitetos.


Tenho que concordar. O IAB/AM poderia ser muito mais ativo, estar bem mais próximo da categoria e ser um grande parceiro nas atividades profissionais de cada arquiteto. Não podemos aceitar que o IAB/AM fique a espera que os colegas procurem a entidade para ajudar ou socorrer o que não funciona, o IAB/AM é que tem que ir ao encontro dos colegas. É para ser suporte dos profissionais que entendo que o IAB exista.


Fiquei de conversar pessoalmente com o Edmar Andrade e pretendo fazer o mais breve possível. Procurarei levar um posicionamento pessoal sobre o IAB/AM, que de forma particular, eu espero muito mais.


7 comentários:

  1. A Diretoria do IAB-AM3 de fevereiro de 2010 23:43

    Caro Claudemir e demais Colegas
    Após a conversa telefônica entre o presidente desta entidade e o arquiteto Claudemir Andrade a direção do Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento do Amazonas gostaria de fazer algumas considerações: Como foi informado, por telefone, as eleições do IAB-Am ocorreram no dia 29/12/2009 (de acordo com o regimento interno a eleição deve ser convocada a partir da segunda quinzena de novembro, não podendo passar para o ano seguinte, e comunicada a todos através de publicação em jornal a fim de que seja registrada posteriormente no cartório). Quanto ao processo eleitoral havia apenas uma chapa inscrita (chapa esta formada por parte da antiga diretoria que se viu forçada a se inscrever na data limite para o mesmo, visto que nenhum outro profissional se mostrou interessado em conduzir o IAB-AM no biênio 2010/2011).
    Devo ainda informar que por diversas vezes encaminhamos e-mails aos colegas, mas a maioria dos mesmos retorna, fato este ocorrido devido a falta de atualização dos e-mails junto ao IAB-AM ou ao próprio CREA-AM....Aproveito a oportunidade e solicito aos colegas interessados em receber informações do Instituto que enviem e-mail com seus dados de modo que possamos atualizá-los junto ao nosso banco de dados (inclusive aqueles que ainda não se inscreveram junto ao IAB-AM).
    Quanto à atuação do IAB-AM no biênio 2008/2009, a decisão da diretoria em relação a gestão foi “arrumar a casa”, uma vez que por falta de pagamento das anuidades o mesmo encontrava-se com o caixa baixo, desta forma seria inviável e irresponsável realizarmos eventos. Entretanto, o Instituto foi convidado e se fez presente em diversos eventos de interesse da categoria, participou de audiências no Congresso Nacional quando ali se discutiu a questão do nosso Conselho próprio, formalizou diversas parcerias junto a empresas de ensino a fim de proporcionar descontos aos colegas em dia com o Instituto, dentre outras atividades.
    Devemos salientar também que nos últimos quatro anos o IAB-AM, por entendermos que precisávamos estar em sintonia com o que acontecia no resto do Brasil, estivemos presente em todas as reuniões nacionais do Conselho Superior, convocadas pela DN, com todos os seus membros com direito a voz e voto (04 membros), fato este que não ocorria a mais de 10 anos e isto tudo por contar dos próprios membros.
    É importante ressaltar que o Instituto sempre esteve de portas abertas para os profissionais procurando auxiliá-los da melhor forma possível. Agora não se pode confundir o papel do IAB com o do CREA ou do Sindicato. O IAB é uma entidade de classe que visa discutir a Arquitetura no âmbito Regional e Nacional e não fiscalizar o exercício profissional ou o teto salarial. No entanto, é função deste Instituto procurar auxiliar o profissional a resolver algum problema quando o mesmo solicitar, isto sim é que é dar um suporte aos profissionais.
    Por diversas vezes ouvimos falar de que ocorreu algo na cidade e o IAB não fez nada, que derrubaram certa edificação e o IAB não disse nada, não é o caso, fizemos sim através de ofícios que não foram atendidos uma vez que não temos força política para tal, existem maneiras de atuar em cima de um fato sem ter que fazer algazarras com intuito de autopromoção, não é esta nossa a forma desta diretoria e muito menos deste instituto.
    Continua...

    ResponderExcluir
  2. A Diretoria do IAB-AM3 de fevereiro de 2010 23:48

    Temos de nos conscientizar de que para podermos pleitear algo para os profissionais temos que mudar muito... Muitos colegas criticam a atuação do IAB como se o mesmo tivesse poder para solucionar todos os problemas da cidade, mas esquecem de que para isso teríamos de ser mais fortes politicamente.
    Como podemos fazer críticas ao que ocorre na cidade se não podemos nem ao menos pagar uma matéria no jornal, como podemos nos tornar conhecidos para a sociedade sem podermos fazer campanhas educacionais de conscientização, como podemos mover ações jurídicas se nem podemos pagar um advogado, como podemos pleitear algo se até mesmo os nossos colegas que, quando se encontram em cargos públicos, não nos ajudam (quantas vezes pedimos auxílio para que pudéssemos ter nossa sede própria sem ter que depender do CREA e sem ter que ficar todos os anos mudando de endereço, indo para o escritório dos atuais presidentes), quantas e quantas vezes procuramos as demais representações dos arquitetos a fim de nos unirmos em um mesmo local (A Casa do Arquiteto) e facilitar a vida dos profissionais de forma que os mesmos pudessem ir a um único local para resolver todos os problemas da categoria e não fomos ouvidos. Criticar é fácil... Ajudar, Ah! Isto sim é muito raro.
    Lembramos ao colega que você também já foi membro da diretoria do IAB e sabe muito bem as dificuldades que o Instituto passa, você sabe que somente os membros das atuais diretorias e quem pagam as anuidades e que quando deixam tais funções estes colegas deixam de contribuir, até mesmo aqueles que já fizeram parte das diretorias. Você saiba que muitos dos membros das antigas diretorias estão em débito com o IAB-AM?, Você sabia que a 04 anos fizemos a proposta de perdoar as dívidas passadas simplesmente pelo fato de entendermos que o mais importante e termos estes profissionais junto ao Instituto e não as anuidades dos mesmos?
    Muitos profissionais acham que o Instituto vive cheio do dinheiro ou que poderão ter alguma projeção futura por ser presidente do mesmo, mas não é o caso... pelo menos não deveria ser. Vivemos pedindo favores e mendigando os repasses dos valores provenientes do convênio junto ao CREA-AM referente aos repasses das ART’s (é muito triste ao verificarmos que muitos colegas nem ao menos selecionam o IAB no campo de entidades quando do preenchimento das suas ART’s, preferem deixar em branco, fazendo assim com que aqueles 10% em cima do valor cobrado deixe de ir para a entidade e fique para o CONFEA, para você ter uma idéia somente algo m torno de 15 % dos profissionais optam pelo IAB).
    O IAB-AM não é um grupo fechado como alguns dizem, ele é formado por todos aqueles que queiram participar e que estejam dispostos a contribuir, não somente financeiramente, mas mais importante, de forma física, política e intelectual em prol da categoria. Lembre-se que quando o nosso conselho sair teremos de nos unidos ou seremos atropelados pelo rolo compressor do sistema.
    Esta diretoria terá o maior prazer em sentar com qualquer colega que queira contribuir com a melhor estruturação não só do IAB-AM, mas da categoria no estado, novas visões e idéias são sempre bem vindas principalmente quando aqueles que as dão decidem arregaçar as mangas e nos ajudar a torná-las reais.
    Um abraço a todos.
    A Diretoria do IAB-AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom comentário, você soube responder com elegância a uma crítica baseada em achismos e displicência, afinal, para poder criticar é necessário conhecimento de causa e interesse, pois criticar é fácil, difícil é comparecer na sede do IAB, oferecendo sua contribuição intelectual mais que a financeira.

      Excluir
  3. oiii preciso da ajudaa de voces...
    gostaria muito de saber qual a importancia do iab? e como atua?

    ResponderExcluir
  4. Prezada Erika.
    Sobre o IAB, sua importância e como atua, sugiro entrar em contato com o seu Presidente, arquiteto Edmar Andrade, que poderia te ajudar dizendo o que o IAB/AM faz e quais são suas ações para a categoria dos arquitetos. O contato dele é:
    arqtedmarandrade@yahoo.com.br
    edmar_andrade@yahoo.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tardee..

    Gostaria de saber como eu faço para participar do IAB como estudante-sócio?? sou estudante de arquitetura e gostaria de participar..

    ResponderExcluir
  6. Keila.
    Como estudante de arquitetura, você pode solicitar sua adesão como Sócia Aspirante.
    Mande um e-mail para: iab-am@hotmail.com

    Saudações.

    Claudemir

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado