sábado, 30 de janeiro de 2010

COMPLEXO VIÁRIO SENADOR GILBERTO MESTRINHO DE MEDEIROS RAPOSO

O Complexo Viário Senador Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, ponto de encontro de quatro grandes eixos estruturantes da cidade (Av. Cosme Ferreira, Av. André Araújo, Av. Ephigênio Sales e Av. Rodrigo Otávio), será inaugurado e entregue hoje, dia 30/01, pela Prefeitura de Manaus à população.


Com obras iniciadas em 2007, o complexo viário vem a somar com outras duas obras já inauguradas e entregues: o Viaduto Miguel Arraes (Av. Mário Ipiranga/Av. Darcy Vargas), inaugurado em 2008, e o Complexo Viário Antônio de Andrade Simões (Av. Jornalista Umberto Calderaro/Av. Ephigênio Sales), inaugurado em Janeiro deste ano. As três obras possuem papel fundamental na estruturação do trânsito da cidade, pois proporciona maior fluidez nos principais eixos estruturantes de Manaus, com destaque o Corredor Urbano Aleixo, Darcy Vargas e Rodrigo Otávio.


O tempo de deslocamento entre a Zona Oeste e a Zona Leste de Manaus, utilizando as avenidas Darcy Vargas e Ephigênio Sales ficará bastante reduzida, pois muitos cruzamentos complicados anteriormente existentes foram eliminados com as entrega das obras. Com a maior fluidez dos automóveis, deve-se tomar todo o cuidado para as soluções da mobilidade dos transeuntes, que de igual importância devem ter sua mobilidade solucionada de forma segura e humana.


O nome dado às obras viárias de Manaus é alvo de constantes mudanças. A nomenclatura dada ao complexo viário da “Bola do Coroado” foi uma homenagem da Prefeitura de Manaus ao Senador Gilberto Mestrinho, falecido no ano passado. Por meio da Lei 1.408 de 19 de Janeiro de 2010, foi aprovada a denominação da obra de Complexo Viário Senador Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo. Esta lei alterou uma lei anterior, a de Nº 1053, de 01/11/2006, que já previa como nome para o complexo a denominação de “Viaduto Antônio de Andrade Simões”, nome este que foi transferido para a obra viária da Av. Jornalista Umberto Calderaro com a Av. Ephigênio Sales, que antes já possuía a denominação de Viaduto Emídio Vaz D’Oliveira, conforme Lei 1056/2006.


Independente dos nomes que são dadas às obras, que sempre serão grandes e justas homenagens, os complexos viários são essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população de Manaus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado