sábado, 9 de janeiro de 2010

PAC DA MOBILIDADE: MANAUS NA ESPERA DE RECURSOS

É grande a expectativa pelo lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade, uma vez que muitas cidades estão contando com este programa para realizar obras essenciais de transporte. E Manaus não foge a regra, principalmente por ter sido escolhida como uma das sedes da Copa de 2014.


O PAC da Mobilidade será lançado ainda na primeira quinzena de janeiro para realização de obras de interligação entre estádios, hotéis, aeroportos, rodoviárias e portos, com vistas para a Copa do Mundo de 2014. Pelo menos R$ 5 bilhões serão investidos, valor já garantido por empréstimos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).


Por causa do prazo estreito, os projetos que já tiverem alguma etapa cumprida, como aprovação ambiental ou mesmo projeto básico finalizado, terão as maiores chances de aprovação. Fica a torcida de que o Governo Estadual e Municipal estejam agilizando as devidas licenças das obras de Manaus, para que consigam recursos ainda neste semestre e iniciem tão logo as obras essenciais para a cidade.


Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, devem ser privilegiadas obras "de fácil execução e grande retorno", como os VLTs (veículo leve sobre trilhos). Por enquanto, só há obras de implantação de VLT em Maceió e no Recife.


A cidade de São Paulo, cujo maior estádio, o Morumbi, sofre com precariedade de acesso, irá receber um monotrilho que ligará o aeroporto de Congonhas, linhas de metrô e trem e o próprio estádio. São Paulo, segundo Fortes, já tem um cronograma todo definido.


Os projetos que não entrarem no PAC da Mobilidade, como é o caso dos metrôs em Porto Alegre e Curitiba, terão sua chance no PAC 2, a segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento, que também dará ênfase à parte da mobilidade. Segundo Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, o governo Lula pretende deixar todos os projetos pré-aprovados antes da troca de governo.


Fonte: AU Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado