sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MANAUS GANHA 7 NOVOS BAIRROS


Manaus, a partir de ontem, 14 de janeiro de 2010, passou a ter 63 bairros, 7 a mais que os 56 existentes anteriormente. A Lei Nº 1.401 foi publicada no Diário Oficial do Município de Manaus na edição 2365 e prever a criação dos bairros NOVA CIDADE, CIDADE DE DEUS, NOVO ALEIXO, GILBERTO MESTRINHO, LAGO AZUL, TARUMÃ-AÇU e DISTRITO INDUSTRIAL II.


Em função dessa nova delimitação dos bairros, o anexo único da Lei Nº 287 de 23/05/95 fica revogada, sendo válida a definida no Anexo I da Lei 1.401/10.


O bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade, foi dividida em 4 partes, dando origem aos bairros Nova Cidade, Cidade de Deus e Novo Aleixo, permanecendo o restante de sua área com a denominação atual de Cidade Nova.


O bairro São José Operário, zona Leste da cidade, foi dividido em duas partes, dando origem ao bairro Gilberto Mestrinho, permanecendo o restante de sua área com a denominação atual de São José Operário.


Já o bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, foi também dividido em duas partes, dando origem ao bairro Tarumã-Açu, permanecendo o restante de sua área com a denominação atual de Tarumã.


O bairro do Distrito Industrial foi dividido em duas partes, originando o bairro Distrito Industrial II, permanecendo o restante de sua área com a denominação atual de Distrito Industrial I.


O bairro Lago Azul resulta da expansão urbana ocorrida por meio da Lei 671/02, referente às Unidades de Estruturação Urbana – UES Santa Etelvina e UES Bolívia.


Com a nova delimitação, Manaus passa ter, conforme publicado no Anexo I, uma área urbana com superfície de 48.338,92ha, sendo o bairro de Santa Etelvina o de menor superfície, com 27,39ha, e o bairro Distrito Industrial II o de maior superfície, com 5.137,69ha.


A criação de novos bairros em Manaus já era necessária, uma vez que nestes 14 anos de intervalo entre a lei atual e a de 95 a cidade cresceu bastante, de forma horizontal, ficou mais adensada e novas ruas foram criadas. Muitas das comunidades que surgiram nestes anos chegam a considerar a sua comunidade como bairro, o que oficialmente não é. A empresa Correios, uma vez que a mesma adota a codificação de ruas para a entrega de correspondências, encontra dificuldades em grandes bairros como a Cidade Nova, uma vez que o bairro possui uma quantidade muito grande de vias.


A lei completa da nova delimitação dos bairros pode ser baixada através da internet, pelo site da Prefeitura de Manaus (www.manaus.am.gov.br) ,no link Diário Oficial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado