sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PICHAÇÕES


Muitos dos monumentos, equipamentos urbanos e comunitários de Manaus, sofrem com o constante ataque de pichadores. Quando você circula pelas ruas de Manaus percebe o quanto a cidade é atacada, tendo a sua paisagem urbana prejudicada por essa ação de vandalismo.


As pichações encontram-se presentes nos viadutos, nas passarelas, escolas, nos ônibus, muros de casas, nas praças, nos monumentos, nos prédios e até em patrimônios históricos da cidade. Onde há espaço para ser pichado é comum encontrar sinais dessa ação de vandalismo. Os pichadores chegam e expressam a sua “grande criatividade” da forma como bem entendem, realizando pichações que em nada contribuem para a sociedade, dando prejuízos enormes com manutenções periódicas.


E o pior de tudo é que dificilmente se ver uma ação de pichação. Ocorrem durante a madrugada, desafiando a polícia e os proprietários que fazem de tudo para proteger o seu patrimônio. Quanto mais difícil o desafio, parece que é mais “prazerosa” a pichação. Às vezes ficamos pensando como foi possível pichar certo local se o acesso é quase impossível. Na sua maioria, muitas ações decorrem de constante perigo, pois os obstáculos são presentes e são desafiadores.


Quando ocorrem em patrimônio público, considerando que nem todo momento é feito a manutenção, a pichação é algo que convive durante vários dias na cidade. Sem contar que para realizar a manutenção de todos os patrimônios que sofrem ataque de pichadores, seria uma quantia muito grande de recursos financeiros para realizar a devida manutenção por parte do poder público.


É uma ação vergonhosa e proporciona um visual nada agradável para a cidade. Devemos combater e apoiar ações que as evitem. Infelizmente temos que agir assim.


FOTO: INTERNET.

3 comentários:

  1. Maravilha, Claudemir ! Quanto mais informação melhor... Pouco a pouco e com muito trabalho e competência dos servidores da SEMTEC iremos transformar muitos sonhos em realidade.

    ResponderExcluir
  2. picho!!!e grafito mas não concordo o quem fazem na cidade!!!não me considero pichadoura. adorei oq escreve...............

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado