sábado, 23 de abril de 2011

CENTRO ECUMÊNICO IGREJA DE CAVACO SENADOR JEFFERSON PÉRES

Fachada Principal da Igreja de Cavaco

Nesta sexta-feira, 22/04, fui até a cidade de Rio Preto da Eva/AM, localizada na Estrada AM-010. Foi uma visita rápida, mas deu para fazer o registro dessa edificação interessante, com arquitetura bem diferente da encontrada no resto da pequena cidade.

Trata-se do CENTRO ECUMÊNICO IGREJA DE CAVACO SENADOR JEFFERSON PÉRES, inaugurado em 17 de Julho de 2008. Implantada em um terreno alto da cidade, dela é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade de Rio Preto da Eva.

A sua cobertura é toda em cavaco, tipo de telha em madeira que já foi muito utilizada nas coberturas de edificações da região. Todo o cavaco é sustentado por peças de acariquara, formando uma cobertura em duas águas. O interior, apesar de possuir luminárias, recebe luz natural por meio de frestas deixadas entre as peças de acariquara fixadas na horizontal, na fachada principal da Igreja. Com capacidade para um público de aproximadamente 50 pessoas, a pequena Igreja se mostra como um ponto turístico da cidade e merece uma visita.

Infelizmente não sei quem a projetou.

Do outro lado do terreno, atravessando a AM-010, a pequena Igreja faz destaque juntamente com outro mirante, onde se localiza uma estátua: O Cristo. Mas essa será mostrada em uma próxima postagem.


 Vista Lateral e Fundos, e cobertura em Cavaco.

 Peças de Acariquara, na fachada principal.

Vista principal.

Vista interior, com iluminação indireta.


FOTOS: CLAUDEMIR ANDRADE




Acompanhe Claudemir pelo Twitter e Facebook

7 comentários:

  1. Claudemir,
    Esta edificação é uma reprodução da antiga igreja São Francisco que se localizava na atual área administrativa de Rio Preto da Eva. Para os antigos moradores ela representa acima de tudo um resgate da memória. O projeto original era do arquiteto Severiano Mário Porto. Muito bela postagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudemir, a Igreja de Cavaco é realmente um charme do Municipio de Rio Preto da Eva, e para sua surpresa o projeto é de nosso querido arquiteto carioca Severiano Mario Porto, que vc como arquiteto deve conhecer, e que também pussui outros inumeros projetos em nossa cidade como a sede da SUFRAMA, etc... infelizmente muitas pessoas desconhecem a autoria deste projeto, e estivemos em contato com alguns arquitetos para resgatar o projeto original, pois ficamos sabendo que a Igreja foi erguida em uma area inicialmente e depois transferida para o local atual, com isso acredito que alguns detalhes foram alterados, mas minha busca foi sem sucesso, não encontramos estes registros... Bom, como sou "quase uma cidadã Riopretense" e tenho contato com a prefeitura, estaremos solicitando alguma sinalização turistica informando um pouco da historia da Igreja de Cavaco. Um abraço, Márcia Guerreiro. Diretora do Amazonia Golf Resort

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Taís e Márcia Guerreiro. Realmente trata-se de uma bela edificação, projetada pelo arquiteto Severiano Porto. Obrigado pelos comentários. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela qualidade do blog. Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e estou fazendo uma pesquisa sobre templos ecumênicos e essa postagem me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. Caro Jackson Correia. Agradeço a visita ao blog e as palavras referidas ao mesmo. Seja sempre muito bem vindo ao Blog do Claudemir Andrade. Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ola, gostei muito da materia, tbm sou estudante de Arq e Urb em Cuiabá-MT.

    ResponderExcluir
  7. ADILSON FORTALEZA-CE, Sou estud. de Arkhitektura vou apresentar na quart. agora, um trabalho sobre templo ecumênico achei a igreja de carvalho maravilhosa. Gostaria de saber o que é peças de acariquara sabe dizer o que é. Agradeço ... jadilson-adilson do facbook ou jadilson-adilson@yahoo.com.br. Brigdo...

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado