terça-feira, 5 de abril de 2011

VISTORIA DE VIZINHANÇA

No final do mês de março, nos dias 28 e 29, participei na cidade de São Paulo de um curso oferecido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – IBAPE/SP, cujo assunto tratou de Laudo de Vistoria de Vizinhança.

Visando suprir uma demanda futura proveniente da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF e do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus – PROURBIS, este último prevendo em sua implantação a desapropriação de lotes, a construção de grandes obras e a necessidade de se realizar avaliações e perícias, participamos das atividades programadas pelo IBAPE de São Paulo, desenvolvidas pela Engenheira Civil Rejane Saute Berezovsky.

Durante o curso, podemos verificar o conceito técnico do Laudo de Vistoria de Vizinhança, o que é e como fazê-la. Tópicos específicos foram abordados, como a finalidade do laudo, a quem interessam esse tipo de trabalho, procedimentos para a sua realização, equipamentos básicos de campo, dicas especiais, fichas de vistoria, dados a serem coletados, elaboração do laudo, o registro no IBAPE e no cartório, diretrizes para a elaboração de relatórios técnicos, dentre outros.

Toda média e grande obra deve prever em suas atividades a contratação e a elaboração de Laudos de Vistorias de Vizinhança. A finalidade do Laudo é perpetuar as condições das construções existentes no entorno da obra. Desta forma, qualquer sinistro acontecido durante a execução da obra, o laudo será a ferramenta apropriada para apontar responsabilidades, tanto por parte do empreendedor construtor, como por parte dos proprietários dos imóveis vizinhos. Trata-se de uma ferramenta de interesse mútuo.

Participaram do curso a engenheira civil Sybil Vieiralves, da UEP/MINDÚ, a arquiteta e urbanista Melissa Toledo, da Assessoria do Gabinete, e Claudemir Andrade, arquiteto e urbanista, Coordenador Executivo do PROURBIS.

O IBAPE é um órgão de classe formado por profissionais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e também por empresas que atuam na área das Avaliações e Perícias de Engenharia. O IBAPE/SP localiza-se na Rua Maria Paula, 122, Cj. 106, 1° andar, Bela Vista, na cidade de São Paulo, possuindo vários cursos em sua programação. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.ibape-sp.org.br


 Sybil Vieialves, Rejane Saute, Melissa Toledo e Claudemir Andrade. Curso de
Vistoria de Vizinhança, no IBAPE/SP.




Acompanhe Claudemir pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado