terça-feira, 12 de abril de 2011

TRANSPORTE SOBRE TRILHOS



Matéria publicada no site da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em 04/04/2011. O site da CBTU é www.cbtu.gov.br.


BENEFÍCIOS DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO

O desenvolvimento sustentável vai muito além do que plantar árvores, reutilizar água, economizar energia e reciclar lixo. A definição mais aceita para a sustentabilidade é o desenvolvimento sustentável capaz de suprir as necessidades atuais, sem comprometer as futuras gerações.

O setor metroferroviário é diferenciado, pois é procurado por milhões de pessoas todos os dias, é mais seguro, mais rápido e menos poluente, pois emite menos dióxido de carbono (CO2) que os ônibus.
Os cidadãos das grandes metrópoles utilizam muito mal suas opções de transporte público e aceitam passivamente o domínio do setor rodoviário, principalmente o automóvel, que é cada vez mais privilegiado, por meio de incentivos fiscais e tributários. O resultado todos conhecem: alto consumo de derivados do petróleo e álcool, poluição sonora e atmosférica, estresse, perda de tempo e baixa qualidade de vida para a população, congestionamentos e acidentes.

Segundo o site Brasil Ferrovia, na cidade de São Paulo, a frota de veículos responde por 70% da poluição da cidade. Uma situação caótica e que tende a piorar, visto que, a cada meia hora, entra em circulação mais um carro nas vias da cidade, agravando as dificuldades de deslocamento e mobilidade urbanos.

Fica então evidente que uma das soluções é o transporte sobre trilhos, pois esse sistema ajuda a diminuir a poluição dos centros urbanos. A energia elétrica, principal combustível dos sistemas metroferroviários modernos, configura-se uma fonte de energia renovável e limpa, quando comparada aos combustíveis derivados de petróleo. Se forem observados todos os aspectos e benefícios citados, os sistemas sobre trilhos têm uma grande contribuição a dar para as cidades, proporcionando mais qualidade de vida para os seus cidadãos.


 FONTE: Site CBTU


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2 comentários:

  1. Claudemir, Bom Dia!
    O Transporte Coletivo é necessário e cada vez mais, com o crescimento das cidades, é fundamental para oferecer alguma qualidade nos deslocamentos, tão necessários ao funcionamento de uma cidade. As cidades com problemas de ausencia de vias largas para ceder faixas ao transporte massivo, como é o caso de nossa Manaus, passa a necessitar de uma solução em outro nível: pelo nível inferior(Metro)ou pelo nível superior(Monotrilho).
    A solução por nível inferior é mais robusta e necessita de maiores investimentos e desapropriações, e no caso de Manaus ela se torna inviável, pois necessitaria de um volume de demanda maior que o nosso caso será inicialmente de 20.000 pass/hora no pico. Já a solução em nivel superior, Monotrilho, se torna viável para atender a nossa demanda e com um custo realizável.
    O sistema apresentado pelo GOVERNO DO AMAZONAS é formado pelos modais Monotrilho na ligação Norte-Centro e BRT na ligação Leste-Centro. Na ligação Leste-Centro a demanda por transporte ainda é menor, e tem seu traçado mais suportado pelas artérias existentes, tendo seu problema resolvido pelo BRT integrado às linhas alimentadoras de onibus convencional que ligará o anel estrutural aos bairros.
    Portanto a solução para o transporte coletivo da cidade de Manaus é integrada:
    Monotrilho-BRT com a alimentação das linhas de onibus convencionais.
    Vamos continuar analizando a questão pois envolve um problema importante de ser solucionado para a melhoria da qualidade de vida em Manaus.

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  2. Biango. Precisamos mais do que nunca avançar nas questões que envolvem o transporte público de Manaus. Seja qual for a modalidade adotada, esperamos que ela tenha a técnica apropriada,incluindo as economicamente e socialmente aplicáveis, visando a melhoria da qualidade de vida

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