terça-feira, 12 de abril de 2011

PORTO DE MANAUS SOB NOVA GESTÃO


Do site Portal 2014.
Sucateado há anos pela falta de investimento em infraestrutura, o terminal de passageiros do porto de Manaus poderá passar por uma reforma extensa visando à preparação da cidade para a Copa de 2014.

Na última nesta sexta-feira (8), o governo federal anunciou que, de agora em diante, será o novo gestor do porto, que ficou mais de dez anos nas mãos da iniciativa privada. Sem citar valores, o superintendente de Portos e Hidrovias da Amazônia, Sabá Reis, disse que já existe projeto do Ministério dos Transportes para dotar o porto de Manaus das condições necessárias ao atendimento da demanda que será gerada por conta do Mundial.

A comissão responsável pelo processo de transição tomou posse na sexta-feira com o objetivo de, em até 90 dias, levantar todas as necessidades estruturais, assim como de realizar o inventário dos bens, o acervo documental e os contratos firmados. Reis também afirmou que o projeto contemplará a reforma do porto da Manaus Moderna, que recebe grande parte das embarcações vindas do interior do Amazonas e de estados vizinhos.

Um dos grandes problemas enfrentados até então para a reforma e ampliação do porto de Manaus era o impasse entre o governo estadual e a empresa que se tornou proprietária do porto em 2000.

Desde o anúncio da capital amazonense como cidade-sede da Copa Mundo de 2014 havia a dúvida sobre quem bancaria a ampliação e as melhorias no porto da cidade, que recebe cerca de 50 transatlânticos na temporada de turismo internacional. Só na temporada que começou em meados de março deste ano já passaram pelo porto manauense 10 navios, transportando mais de 200 turistas cada, o que mostra o potencial turístico da capital amazonense.

Entre os projetos do governo estadual está a utilização dos navios como hotel durante os jogos da Copa. Outro objetivo é ampliar a temporada de navios na região e fazer uma extensa reforma do terminal e do atracadouro, hoje praticamente abandonados, com estrutura precária para o turista que chega a Manaus pelo rio Amazonas.

 FONTE: PORTAL 2014.



Acompanhe Claudemir pelo Twitter e Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado