quarta-feira, 20 de abril de 2011

2 ANOS DO BLOG DO CLAUDEMIR ANDRADE



20 de Abril de 2009. Realizava nesta data a minha primeira postagem no Blog que acabara de criar, com um texto cujo título é “Cuidar de Manaus, Responsabilidade de Todos” (http://blogdoclaudemirandrade.blogspot.com/2009/04/cuidar-de-manaus-responsabilidade-de.html). Hoje, 2 anos depois, contando com esta postagem, são exatas 500 publicações já realizadas dos mais variados assuntos.

Como já expliquei neste espaço, tinha a intenção e o objetivo de criar um meio de comunicação, de discussão, abrangendo temáticas como as problemáticas das cidades e suas possíveis soluções, propostas urbanísticas e arquitetônicas, transporte, trânsito, meio ambiente, sustentabilidade, legislação urbanística, planejamento urbano, enfim todos os assuntos relativos à melhoria da qualidade de vida da população. Um instrumento aberto aos profissionais da arquitetura, do urbanismo, das engenharias, professores, estudantes, servidores públicos, amigos e a todos que se interessam pelas temáticas tratadas no blog. O blog é também um instrumento de divulgação dos eventos, encontros, reuniões, congressos, seminários, um instrumento de propagação da notícia.

Um instrumento de manifestação pessoal, que expressa o pensamento profissional de um arquiteto e urbanista brasileiro, amazonense, manauara, de formação local e que, acima de tudo, firmou compromisso pessoal com a sua cidade, Manaus.

Hoje, exato dois anos de sua criação, com milhares de visualizações recebidas, o blog já possui seus leitores assíduos, que acessam de Manaus e de outras cidades brasileiras, sempre a procura de assuntos relacionados às temáticas tratadas no blog. O Brasil lidera a quantidade de visualizações, seguida dos Estados Unidos. Mas há nas estatísticas do blog o acesso em países como Portugal, Argentina, Alemanha, Holanda, França, Eslovênia, Rússia, Espanha e outros.

Em relação às postagens, a campeã de visualizações foi o post “O Largo de São Sebastião e o Calçadão de Copacabana” (http://blogdoclaudemirandrade.blogspot.com/2010/05/o-largo-sao-sebastiao-e-o-calcadao-de.html), seguida de “Um Panorama do Metrô no Brasil” (http://blogdoclaudemirandrade.blogspot.com/2010/06/um-panorama-do-metro-no-brasil.html). Em exatas 500 postagens, das mais variadas possíveis, conseguimos atrair um pouco do tempo disponível de cada leitor.

Meus agradecimentos sinceros as pessoas que sempre incentivaram, que elogiaram, criticaram, enviaram sugestões, pautas de assuntos etc. Tenham a certeza que a existência do blog tem o intuito maior de contribuir com a formação do pensamento construtivo, crítico, positivo, que permita com que as pessoas entendam que elas são integrantes de uma sociedade que vive em uma cidade em constante transformação e que necessita de atenção; entender que há muito tempo a convivência humana é uma ciência em constante descoberta; entender que a vida urbana no coletivo é soberana, que sobrepõe a vida individual, de interesses próprios. Devemos entender que cuidar da cidade, é responsabilidade de todos.

Mai um forte abraço. Claudemir Andrade




Acompanhe Claudemir pelo Twitter e Facebook

Um comentário:

  1. Parabéns pela sua iniciativa.Entendo como de grande importância os temas abordados ao longo destes dois anos.
    Infelizmente sou internauta recente e somente agora tomei conhecimento deste blog.
    Fico feliz de existirem blogs como este que nos traz informação e nos propõe reflexão e questionamento dos asuntos relativos a nossa região.
    Suely
    serodio.suely@gmail.com

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado