quinta-feira, 1 de março de 2012

AMIGO, ENGENHEIRO LUIZ AUGUSTO VEIGA SOARES

 A Prefeitura de Manaus inaugura no dia de hoje, 01/03, a obra viária mais expressiva já construída no Bairro São José Operário, zona leste da Cidade. Nesta data a população manauara receberá do governo municipal o COMPLEXO VIÁRIO ENGENHEIRO LUIZ AUGUSTO VEIGA SOARES, que levou 17 meses para ser construído, a um custo de R$ 56,3 milhões.

É uma obra viária bastante importante para aquela zona da cidade, uma vez que o cruzamento das vias Avenida Cosme Ferreira e Avenida Autaz Mirim (através da Rotatória do São José) já se encontravam saturada e com a sua capacidade de escoamento de veículos no limite do suportável.

Mas quero aproveitar esta postagem para escrever um pouco sobre o homenageado, Luiz Augusto Veiga Soares, engenheiro civil formado na Universidade do Amazonas, especialista em saneamento ambiental e mestre em saneamento. Atualmente vinha atuando como Servidor Público na Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF, onde ocupava o cargo de Superintendente.

Passei a conviver com o Luiz Augusto quando me integrei ao corpo técnico da SEMINF, no início de 2010. De lá para cá tive a oportunidade de conversar e trocar ideias com ele sobre vários assuntos, o que me fez perceber que se tratava de uma pessoa de um grande conhecimento técnico, inteligente, dedicado a profissão e aos trabalhos em que se envolvia. Gostava muito de conversar e trocar ideias sobre as cidades, principalmente de Manaus, no qual tinha sempre uma opinião, seja sobre transporte, saneamento, habitações, infraestrutura em geral etc. Se mostrava muito interessado também pelo PROURBIS – Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus, no qual estou como Coordenador Executivo. Luiz às vezes passava a impressão que era um urbanista, pelas convicções que tinha, bastantes coerentes na minha visão de arquiteto e urbanista.

Tivemos nestes dois anos de convivência na SEMINF a oportunidade de realizar algumas viagens técnicas, de capacitação e treinamento, nos quais destaco deslocamentos para a Cidade do México, Guayaquil, Quito, São Paulo, Brasília e Curitiba. Nossas conversas, com rara exceção, eram sempre tratando de trabalho, verificando situações presenciadas e suas comparações à nossa Manaus. Na viagem para Guayaquil, Luiz chegou a externa a seguinte reflexão: “Por que esses caras, países subdesenvolvidos, conseguem realizar as coisas e nós não? Temos uma economia melhor e somos melhores que eles em muitas coisas!”. Externava baseando-se no que estávamos vendo: belos parques, agradáveis praças, grandes avenidas, passeios pleno de mobilidade, eficientes transportes públicos, dentre outras obras tão agradáveis de ver.

Luiz Augusto Veiga Soares nos deixou em 12 de fevereiro recente. Com certeza os céus estão em festa em receber tão grande pessoa. Uma grande perda para a SEMINF, para a Prefeitura, para seus amigos e familiares, mas fica a certeza que sua missão foi cumprida e sua mensagem foi lançada. Aproveitem quem dela entendeu e dela deseje tirar algum ensinamento.

Esteja em paz meu amigo.




 LUIZ AUGUSTO VEIGA SOARES (1957 - 2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado