segunda-feira, 21 de junho de 2010

DESAFIOS DO TRANSPORTE COLETIVO

Na sexta-feira passada, 18 de junho, participei de uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Amazonas, que teve como tema “A Manaus da Copa 2014: Desafios do Transporte Coletivo, evento de propositura da deputada estadual Conceição Sampaio.


Participei do evento como representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF, levando para discussão na plenária a modalidade de transporte público que a prefeitura vem desenvolvendo, denominado BRT (Bus Rapid Transit). De uma forma rápida e objetiva, em função do curto tempo disponível para apresentação, expliquei a concepção do projeto do BRT em sua essência, permitindo que as pessoas presentes entendessem a modalidade escolhida pelo poder público municipal, a ser implantada em Manaus até a Copa do Mundo de 2014.


O que pude perceber no evento, principalmente no público que se fazia presente, é que todos, sem exceção, possuem grandes esperanças que o transporte público da cidade melhore com a implantação do BRT e do Monotrilho, modalidade esta em desenvolvimento pelo Governo do Estado. A expectativa de melhoras envolve vários aspectos como a redução do tempo de deslocamento, a qualidade dos veículos, as condições de acessibilidade oferecidas (inclusive e principalmente aos portadores de necessidades especiais), a integração entre as modalidades e suas tarifas, pontualidade nos embarques e desembarques, entre outras.


Manaus precisa evoluir no seu transporte público, principalmente no transporte de massa, permitindo que a população desfrute de uma modalidade que contemple qualidade, ao ponto de oferecer melhorias no deslocamento na cidade e, consequentemente, melhore a estima pessoal de cada cidadão.


Se a Copa do Mundo de 2014 é a porta que se abre para a solução do problema, sejamos espertos para que essa oportunidade seja aproveitada. Afinal, Manaus precisa... A população precisa... Você precisa... Nós precisamos.







Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado