No dia 26 de maio passado, a Prefeitura de Manaus lançou um pacote de obras que abrangem obras na área de trânsito, meio ambiente, lazer, habitação, transporte público e outros. Um dos projetos apresentados e que vem sendo bastante discutido na cidade é o que nós estamos denominando de BINÁRIO.
O projeto Binário trata-se de uma ação de regeneração de trânsito, abrangendo várias ações e que tem como objetivo principal melhorar as condições de fluidez, segurança e acessibilidade do tráfego de veículos e pedestres ao longo dos corredores urbanos Constantino Nery e Djalma Batista e na sua área de influência imediata. O momento ápice do Binário será quando por feito a adoção de sentido único nas avenidas Constantino Nery, que terá mão única no sentido bairro/centro, e Djalma Batista, com mão única no sentido centro/bairro.
Trata-se de uma intervenção viária de grande complexidade, possuindo uma área de influência direta desde Av. Torquato Tapajós até a Av. Sen. Álvaro Maia (com forte influência no Centro da cidade), e da Recife até a própria Constantino Nery, não deixando de destacar que praticamente toda a cidade, por utilizar os eixos sul/norte (Constantino/Djalma) para circulação e integração viária, teria forte influência dessa intervenção. Com isso, o Binário é uma obra abrangente, que acontecerá de forma gradual, realizada em fases e que não tem concentração de esforços em um único espaço territorial, como acontece nas construções de viadutos e passagens subterrâneas. Sua abrangência requer planejamento durante a implantação e o efetivo envolvimento operacional durante e após a sua execução.
O Binário por se só não funcionaria se implantado de uma forma isolada. Para o seu pleno êxito há necessidade de se executar várias ações combinadas como: semáforo inteligente, zona azul e marrom (disciplinamento de uso da via pública para estacionamento, carga e descarga), implantação de estacionamentos públicos e privados, passarelas para pedestres, calçadas, implantação de vias transversais, educação de trânsito, trabalho de mídia, entre outros. Todas essas ações, explicarei em uma próxima postagem.
Mesmo sendo bastante abrangente e composta de um conjunto de ações, o custo previsto para a implantação do Binário é bem inferior, quando comparado com os custos de uma obra de construção de um viaduto ou passagem subterrânea. Além de que todas as ações que compõem o conjunto de obras, independente de o Binário ser implantado ou não, são de caráter contributiva, de grandes ganhos para a cidade.
Para se alcançar o objetivo traçado para o Binário, três objetivos específicos haverá de ser visto: A) TRÁFEGO DE VEÍCULOS EM GERAL, com três frentes: Melhorar as condições de fluidez do tráfego de veículos; Melhorar a acessibilidade aos lotes lindeiros; e Criar “vias transversais” ligando os dois corredores (Constantino e Djalma); B) TRANSPORTE COLETIVO, com duas frentes: Melhorar a velocidade operacional do transporte coletivo; e Melhorar as condições de conforto e segurança das operações de embarque e desembarque de passageiros nos pontos de ônibus; e C) PEDESTRES, também com duas frentes: Melhorar as condições de circulação dos pedestres ao longo dos corredores; e Melhorar as condições de segurança nas travessias de pedestres, garantindo acessibilidade às pessoas portadoras de mobilidade reduzida (PPMR).
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