sexta-feira, 9 de julho de 2010

MUNDO JURÁSSICO


Encontra-se em Manaus, exposto em um shopping da cidade, a exposição de dinossauros Mundo Jurássico, composta de 25 réplicas em tamanho natural dos animais pré-históricos, com som e movimento, em tamanhos variados. A exposição já passou por algumas cidades brasileiras, como São Paulo e Porto Alegre.


Fui visitar a exposição no qual foi organizada sob uma grande tenda, preparada com cenário que procurou utilizar a luz artificial por meio de refletores, utilizando panos pretos para evitar a entrada de luz natural. O ambiente foi dividido de maneira que as réplicas fossem distribuídas em grupos e que a visitação ocorra em forma de roteiro, tendo um guia a frente para a devida explicação dos dinossauros expostos.


Percebe-se que todas as réplicas foram construídas de maneira à melhor representar os verdadeiros dinossauros, todos em conformidade com as pesquisas já catalogadas desses animais que habitavam há milhões de anos o planeta terra. O que se tem de destaque é a busca fiel de detalhes, agregada aos movimentos das réplicas por meio da robótica, permitindo movimentos da cauda, olhos, boca, braços e tronco, dando maior realismo aos exemplares. Não foram poupados esforços para que os astros principais da exposição sejam admirados pelos visitantes.
No entanto, faço algumas críticas e que fique bem claro, são pessoais. O cenário proposto para a exposição poderia ser bem mais trabalhado com a preparação de um ambiente mais criativo. A beleza de detalhes e movimentos das réplicas é ofuscada pelo ambiente proposto. Creio que foi muito em função do local escolhido para a realização do evento, um shopping, de baixo de uma tenda. E se em vez desse local fosse preparado um ambiente utilizando a própria natureza como cenário? Quem sabe parte de um sítio ou um parque da cidade, como por exemplo, o Parque do Mindu. Tenho certeza que essas réplicas, com o ambiente natural ao seu redor, teriam muito mais destaque e atenção, em vez de cenários artificiais.

Pelo preço cobrado, R$ 20,00 no meio da semana e R$ 25,00 no final de semana (ingresso de estudante, entendendo que a inteira seria o dobro), o cenário e a interatividade da exposição ficam devendo. Mas vale a iniciativa da exposição e a qualidade dos exemplares jurássicos.


Acompanhe o blog pelo twitter.
http://twitter.com/blogdoclaudemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado