quinta-feira, 22 de julho de 2010

DIESEL DE CANA-DE-AÇÚCAR


O diesel utilizado atualmente pela frota do transporte público das cidades brasileiras é considerado uma das maiores causas do aquecimento global, onde através de sua combustão são emitidos gases poluentes de efeito estufa, prejudicando o meio ambiente. Mas tudo indica que dias melhores virão.


A Prefeitura Municipal de São Paulo começou esta semana uma experiência com um combustível feito de cana-de-açúcar, para isso está utilizando três veículos da frota de ônibus municipal para a realização de testes.

São Paulo possui cerca de 15 mil ônibus circulando pelas vias da cidade e três unidades dessa frota já estão circulando com o novo combustível, o diesel de cana-de-açúcar, considerado menos poluente que o utilizado atualmente. Por um período de seis meses serão comparados os desempenhos desses veículos com outros três que fazem o mesmo trajeto com o diesel comum. O transporte coletivo na capital paulista é administrada pela SP Trans, que coordenará todos os procedimentos nesse período.


O diesel de cana-de-açúcar é produzido pela multinacional Amyris, em parceria com o grupo São Martinho, e se os testes forem bem sucedidos, o novo combustível poderá ser opção para toda a frota paulista, a maior frota de ônibus do país.


Os Estados Unidos, através da empresa LS9, com sede na Califórnia, saiu na frente na produção de biocombustíveis, lançando o diesel de cana, devendo produzir entre 190 e 380 mil litros de diesel limpo até o final de 2010.

Avanços como este precisam ser realizados, e se o experimento for um sucesso, por que não levar o novo combustível para as outras cidades brasileiras? O meio ambiente agradece.


FONTE: CANAL RURAL/TENDÊNCIAS E MERCADOS

FOTO: SXC


Acompanhe o blog do Claudemir pelo TWITTER

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Um comentário:

  1. Hoje fiquei super contente!!
    Vi na pracinha do Eldorado, pela Darcy Vargas, geraçao limpa, atraves de postes instalados com geraçao solar. Li sobre um empresario cearense que desenvolveu tais tecnologias (éolica e solar) com designer de uma aviao, iluminaçao limpa. Com 800 unidades de postes instaladas em Tocantins, 3oo Goias e 200 no Piauí. Feliz porque vejo minha cidade em progresso e projeçao. Mas, comentando sobre o "novo combustivel" ja deveriamos estar pensando em adaptar a nova saga para as motocicletas né? Que poluem sete vezez mais que os automoveis. E trocar nossa geraçao energetica a diesel (termoeletricas em Manaus) por energia limpa. Fica a deixa pessoal. Abç

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado