sábado, 24 de julho de 2010

O CENSO 2010 E A REAL POPULAÇÃO DE MANAUS

Assim que foi divulgada a contagem populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em 2007, muitos dos municípios brasileiros reclamaram de que os números não retratavam a realidade, estando com números bem inferiores à expectativa municipal. E Manaus teve também seus dados questionados, uma vez que há certo tempo que muitos acreditam que a cidade já se encontra na casa dos 2 milhões de habitantes.


Foi comum, em ambientes de trabalho, salas de aula ou rodadas entre amigos, encontrar uma grande quantidade de pessoas que afirmavam que a pesquisa não havia passado na sua residência. Certamente essas pessoas estavam fora da contagem. Na minha casa e de alguns familiares foram exemplos da ausência da pesquisa.


Mas a partir de 1° de agosto, o “Censo 2010 vai bater em sua porta!”. Pelo menos é o que está afirmado no cartaz da campanha publicitária lançada pelo IBGE. A partir dessa data recenseadores vão visitar todos os domicílios do Brasil para fazer o Censo 2010. E a palavra “todos” não é minha, ela está presente no cartaz de divulgação.


É muito importante que todas as famílias abram as suas portas residenciais para os recenseadores, que estarão identificados com colete e boné do Censo 2010 e crachá de identificação com foto. Se a pessoa não estiver devidamente identificada, recomenda-se não abrir a porta da residência em hipótese alguma. Dúvidas poderão ser tiradas pelo telefone 0800-7218181 ou pelo site WWW.ibge.gov.br/censo2010/recenseadores.php.


Conforme contagem realizada em 2007 pelo IBGE, Manaus tinha 1.646.602 habitantes. Para o ano de 2009 o IBGE informa em seu site que Manaus possui uma população estimada de 1.738.641 habitantes. De 2007 a 2009 há um crescimento de 92.039 habitantes, uma média anual de 46.000 pessoas. Se esse percentual se mantiver, o IBGE, após a realização do Censo 2010, informará para Manaus uma população próxima de 1.800.000 habitantes, nada muito distantes desse número.


É aguardar para ver, mas creio que ainda não será desta vez que teremos como dado oficial uma população retratando 2 milhões de habitantes.

Acompanhe o blog do Claudemir pelo TWITTER

http://twitter.com/blogdoclaudemir


3 comentários:

  1. ola meu nome é maria julia estou procurando minha tia ela mora em manaus estou aqui procurando o endereço e a ciade por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  2. Prezada Julia. Caso saiba o seu endereço nos indique que orientamos como chegar. Abraço e boa sorte. Claudemir Andrade.

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome e teresa moro em petropolis gostaria 00ber o paradeiro de alcimar alves de lima rua apurina numero 60 por favor

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado