Do site da CBTU-Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
Tecnologicamente falando, não há diferenças entre o trem e o metrô, ambos são movidos por energia elétrica e andam sobre o mesmo tipo de trilhos. Já o VLT - veículo leve sobre trilhos - pode ser movido tanto por tração elétrica quanto por diesel.
O interior dos carros são bem parecidos, se diferenciando apenas no aspecto de modernidade. As pessoas que viagem de trem tem a sensação de estar no passado, pois no Brasil poucos trens foram modificados. Já o primeiro metrô do pais surgiu na década de 70, e já passou por inúmeras modificações. O VLT não pode ser comparado, nesse aspecto, pois é o mais recente transporte deste modal. Sua primeira e única linha em funcionamento foi inaugurada em 2009, tendo como destino Crato e Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri cearense; em outras regiões como, por exemplo, em Maceió e Belo Horizonte, o sistema ainda está em processo de teste.
No Brasil, são transportados cerca de 7,7 milhões de passageiros por dia. O setor metroferroviário está em expansão, basta observar o investimento realizado pelo PAC da Mobilidade, que vai mobilizar 18 milhões em projetos de implementação do metrô, do monotrilho, do veículo leve sobre trilhos (VLT), do trem de alta velocidade e do BRT - Bus Rapid Transit - que consiste em corredores exclusivos para ônibus, que é o único projeto cotado que não faz parte do setor.
Diferenciando os trilhos
Trem – Os trens metropolitanos transportam passageiros através de diferentes cidades metropolitanas. Normalmente, circula em regiões menos povoadas; em geral seu deslocamento se dá na superfície, mas isto não é regra. Trens maiores têm em média 12 vagões, com cerca de 20 metros cada, totalizando assim 250 metros de extensão. As estações são mais distantes, possibilitando que o veículo alcance a velocidade máxima de 90 km; o intervalo de uma composição para outra pode ser de, aproximadamente, 15 a 90 minutos, dependendo da localidade.
Metrô - O metrô normalmente circula em regiões densas sobre o centro, por modo subterrâneo. Sua circulação é feita somente dentro de uma mesma cidade. As composições são formadas por 6 vagões, tendo no máximo 120 metros de extensão. O tempo de intervalo é, em média, de 90 a 130 segundos. As estações são mais próximas do que as do trem podendo atingir a velocidade de 80 km.
VLT - O veículo leve sobre trilhos (VLT) é uma modalidade de transporte de média capacidade. Possui cerca de três carros por composição, podendo transportar 600 pessoas, em média, por viagem, tendo um intervalo de aproximadamente 15 minutos.
Curiosidade
Segundo uma pesquisa divulgada em fevereiro, pela revista Mundo Estranho da Editora Abril, as cidades com mais quilômetros de trilhos por habitantes são: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília e Porto Alegre, tendo as seguintes proporções:
Rio de Janeiro - População: 12 milhões
Trem- 225 km
Metrô- 40 km
São Paulo – População: 20 milhões
Trem: 260,8 km
Metrô: 66 km
Recife - População: 4 milhões
Trem- 31,5 km
Metrô- 39,5 km
Brasília - População: 2 milhões
Trem- não possui
Metrô- 42,4 Km
Porto Alegre - População: 4 milhões
Trem- Não possui
Metrô- 33,8 Km
FONTE: COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS - CBTU
Acompanhe o blog pelo twitter
muito bom, sempre tive essa curiosidade mas nunca pesquisei a respeito!
ResponderExcluircomo podemos acredita no meio de transporte desse para nossa cidade , se as proprias autoridades nen se qer ligar para a população, nós não temos nen asfalto que preste, quanto mais trem ou metró, as ruas de nossa querida cuiaba se encontra em um caos, por favor nós ajude cuiaba estar entregue a sua propria sorte, meu Deus aonde chegamos, e os buracos que nós afundem amém.................
ResponderExcluir