segunda-feira, 7 de março de 2011

ARENA AMAZÔNIA: UMA OBRA SUSTENTÁVEL

Do site Portal 2014.


Desde que começou a ser construída, a Arena Amazônia vem sendo divulgada como uma obra sustentável. E tendo saído da fase das fundações, a Andrade Gutierrez, responsável pela construção do estádio, anunciou que, para construir as arquibancadas, vai usar um novo tipo de forma metálica, regulável e pré-moldada, capaz de diminuir em até 100% o uso de madeira e economizar 80% de material utilizado na fabricação das peças de concreto.


Para desenvolver a nova forma a equipe de engenheiros da construtora realizou testes durante quatro meses até chegar ao modelo metálico. “Tentamos com madeira, mas cada forma varia apenas cinco unidades e depois teríamos que fazer outra forma. Ou seja, gastaríamos muita madeira e isso viria de encontro à bandeira (de sustentabilidade) da obra”, disse Sol e Mar Salimena, engenheiro da equipe da Gutierrez.


De acordo com Salimena, com uma forma é possível fabricar todas as peças das arquibancadas do novo estádio. “Por ser metálica, uma única forma pode ser usada e regulada inúmeras vezes, só não vamos fazer isso por conta do prazo, mas seria totalmente possível”, explica o engenheiro.


A Arena terá cerca de 2,5 mil blocos de pré-moldados de concreto com degraus com altura variando de 30 cm a 37 cm. A variação entre os degraus é uma exigência prevista no caderno de encargos para estádios da Fifa, relacionada à visibilidade do campo. No item espectadores, o documento recomenda que cada torcedor possa ver por cima da cabeça da pessoa sentada à frente, em linha reta, duas fileiras mais adiante.


Em menos de um mês já foram fabricadas mais de 10 peças pré-moldadas. Cada uma pesa 8 toneladas e tem volume de 3,5 metros cúbicos. Para as arquibancadas inferiores, com capacidade para 22 mil pessoas, serão necessárias 25 peças com 73 degraus diferentes.


Hoje, a construtora fabrica uma peça por dia, mas já existem mais sete formas sendo fabricadas para agilizar o processo. “Devemos iniciar as instalações dessas peças após as vigas que também já estão em fabricação aqui mesmo no nosso canteiro de obra. Então, quanto mais peças tivermos prontas, mais rápida será essa a conclusão dessa etapa”, explica Salimena.


Paralelo à fabricação das peças de concreto, a construtora trabalha na fabricação das vigas inclinadas, o que deverá ser o próximo passo da obra na Arena da Amazônia, assim que forem concluídas as instalações dos blocos de concreto, iniciadas em fevereiro.



Fonte: Portal 2014.


Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado