quarta-feira, 9 de março de 2011

ACESSIBILIDADE EM TRANSPORTE PÚBLICO

Do Site Planeta Sustentável.



Equipamento auxilia autonomia de deficientes visuais. O DPS2000, equipamento que funciona por radiofreqüência, criado pela Geraes Tecnologias Assistivas, auxilia pessoas com deficiência visual a acionar a linha de ônibus que pretende utilizar e alertar o motorista a 100 metros da parada. A cidade de Jaú, no interior paulista, é pioneira na iniciativa.


A cidade de Jaú, no interior de São Paulo, é pioneira na implantação de um sistema que visa garantir maior autonomia a deficientes visuais em transportes públicos. O DPS2000 é um equipamento que funciona através de radiofrequência, permitindo ao usuário acionar a linha de ônibus que pretende utilizar e alertar o motorista a 100 metros da parada. O código da linha é gravado no aparelho transmissor que, ao ser ativado, emite um sinal de rádio. Ao estacionar no ponto, uma gravação automática informa o número da linha repetidas vezes, até que o usuário embarque; assim ele não corre o risco de errar.


Os motoristas de 61 ônibus da frota urbana do município receberam treinamento no início de novembro. “Já estamos em acordo com as cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre e Niterói, para um teste-piloto”, afirma Tiago Buccini, um dos sócios da Geraes Tecnologias Assistivas, empresa que criou a tecnologia.



FONTE: Planeta Sustentável


Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado