terça-feira, 14 de dezembro de 2010

REASSENTAMENTO INVOLUNTÁRIO: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL (III)


No terceiro e último dia de encontro do Seminário “A Experiência do BID em Ações de Reassentamento Involuntário no Brasil”, realizado em São Paulo nos dias 9 a 11, foi realizada a Visita Técnica ao local de Reassentamento Planejado para o Projeto de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata Atlântica.


A saída da capital paulista ocorreu às 7h da manhã, em ônibus executivo, com destino ao Município de Cubatão, na Baixada Santista. O trajeto foi realizado via rodovia Anchieta, passando pelos bairros Cota, localizados na Serra do Mar, onde residem as famílias atendidas pelo Programa da Serra do Mar.

A recepção foi feita pelos técnicos da CDHU/SP, juntamente com os representantes das comunidades envolvidas no programa. Na ocasião, houve a inauguração da Oficina Comunitária “Arte na Cota”, atividade que envolve técnicas de pintura em paredes, camisas, mosaicos de cerâmica, todos realizados por moradores do local, devidamente orientados pelos técnicos da CDHU.


Após visita na oficina o grupo se deslocou até o Residencial Rubéns Lara, áreas de intervenção do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, em Cubatão. Conforme informações divulgadas no site da CDHU, o programa desenvolvido pelo Governo do Estado prevê a recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica e a transferência para imóveis da CDHU de famílias que ocupam áreas de preservação ambiental dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. No 8 de dezembro, o Governo do Estado de São Paulo assinou contrato de empréstimo de US$ 162,4 milhões (cerca de R$ 282,8 milhões) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos vão acelerar a execução do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar em Cubatão, município que possui as maiores intervenções, e permitirão que a ação seja expandida para todo litoral paulista, envolvendo 23 municípios.


O retorno a São Paulo ocorreu no início da tarde.



FONTE: CDHU/SP

Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado