segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TOMBAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS

CREA/AM DEBATE COM IPHAN TOMBAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS.

(Do site do CREA/AM).


O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA/AM realizou na tarde quarta-feira, 15/12, a segunda reunião que tratou sobre o Tombamento do Centro Histórico de Manaus. O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Juliano Valente, apresentou o dossiê do Conselho Consultivo para os presentes, ressaltando que há uma necessidade de esclarecer e discutir mais sobre o assunto.


“Essa discussão ajuda a desmistificar e esclarecer sobre o tombamento que já existe. Isso é um processo que iniciou com a publicação no Diário Oficial e agora o próximo passo é a reunião do Conselho Consultivo para homologar a decisão com o parecer de um conselheiro, e depois disso ser publicado no Diário Oficial para em seguida vir a normatização. O CREA já está se antecipando analisando o tombamento, para poder propor idéias que contribuam com o projeto,” disse Valente.


Na reunião estiveram presentes representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM); a Associação Comercial do Amazonas (ACA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), Entidades de Classe e Conselheiros do CREA-AM.


O Presidente do CREA-AM, Eng. Civ. Telamon Firmino Neto acompanhou as discussões e salientou que a reunião foi proposta pela Câmara Especializada de Arquitetura, sendo uma preocupação dos órgãos em relação à questão do Tombamento do Centro Histórico. A intenção é contribuir com o que está sendo proposto. “A idéia do Conselho Regional é poder formar um grupo de trabalho mediante a Câmara Especializada de Arquitetura para reunir propostas que poderão ser enviadas para o IPHAN levando contribuições para o projeto, para que ele possa ser aprovado sem causar transtorno ao desenvolvimento da cidade,” falou o Presidente.


A reunião serviu para dar conhecimento do que está sendo feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em relação ao Tombamento. De acordo com o coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura, Arq. Zadir Araújo será feita uma análise totalmente técnica do dossiê do Conselho Consultivo do IPHAN: “Baseado nessas exposições, nós iremos nos reunir e analisar de forma técnica o dossiê, assim os conselheiros, as entidades de classe representativas e as convidadas irão elaborar os critérios que vão gerenciar esse tombamento, para que seja encaminhada para o IPHAN” fala Araújo.


Em janeiro de 2011, o Conselho Consultivo do IPHAN fará uma nova reunião, junto a um colegiado, composto por 23 membros de várias áreas como o turismo, arquitetura, instituições tecnológicas, entre outros, que delibera o tombamento do Brasil.



FONTE: Geise Melo,Ascom CREA-AM

Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado