quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL: PARQUE OLÍMPICO NO RIO DE JANEIRO

Do site da PINIweb.


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, e o presidente do departamento fluminense do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Sérgio Magalhães, assinaram contrato para a realização de concurso público internacional para seleção do Projeto Geral do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, destinado às Olimpíadas de 2016.

O concurso será composto por duas etapas. Na primeira, oito participantes serão qualificados mediante avaliação do portfólio e da carta de intenções de cada equipe. Na segunda fase, cada uma das equipes selecionadas deverá elaborar um estudo preliminar do Plano Geral do Parque Olímpico. O vencedor desta etapa será contratado para o desenvolvimento do projeto executivo, incluindo vias, acessos e demais áreas livres, redes de infraestrutura e coordenação da implantação de todos os equipamentos esportivos que compõem o parque.

Segundo o IAB-RJ, o processo de qualificação dos candidatos terá início em 15 de janeiro, com seleção das equipes em 21 de março. O resultado final será divulgado no final de junho. A previsão é de que na próxima semana as informações detalhadas sobre o concurso já estejam disponíveis no site do IAB-RJ.

O parque será construído em uma área de 1 milhão de m², onde hoje está localizado o autódromo de Jacarepaguá. O espaço, incluindo a Arena e o Parque Aquático Maria Lenk, concentrará a maioria das competições esportivas dos Jogos em 2016. Lá serão disputadas as competições de basquete, natação, judô, handebol e taekwondo, entre outros. Na área do Parque Olímpico também ficarão o IBC (centro de transmissão dos Jogos) e o MPC (centro de imprensa).

A construção do projeto será financiada com o dinheiro da venda de parte do terreno do autódromo. A outra parte da área ficará para a cidade como legado dos Jogos, como área de treinamento para atletas.

FONTE: PINIweb

Acompanhe o blog pelo twitter,

http://twitter.com/blogdoclaudemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado