domingo, 12 de dezembro de 2010

REASSENTAMENTO INVOLUNTÁRIO: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL (II)

No dia 10/12 foi dado continuidade na programação do Seminário “A Experiência do BID em Ações de Reassentamento Involuntário no Brasil”, com o desenvolvimento dos Temas 4, 5 e 6.

O Tema 4 tratou sobre as Estratégias de Inserção e de Resolução de Conflitos, onde Viviane Frost, do CDHU/SP, apresentou as Estratégias de Negociação e Adesão: Principais preocupações e Aspectos Metodológicos; Iniciativas para Promover Harmonia no Processo de Transferência e na Urbanização e; Resolução de Conflitos: Mecanismos de Integração com População Receptora. Sobre este tema principal, 03 experiências foram apresentadas: 1) A Experiência do Programa DRENURBS/MG na Resolução de Conflitos; 2) A Experiência do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar na Resolução de Conflitos e; 3) A Experiência do PROMABEM/PA na Resolução de Conflitos.

No Tema 5 foram tratados sobre as habitações e questões ambientais. João Abukater, da CDHU/SP, apresentou a experiência da Secretaria de Habitação na Proposição de Soluções Ambientalmente Seguras. O tema foi complementado com a apresentação do PROSAMIM (Manaus/AM), que mostrou as Soluções Habitacionais Adotadas pelo Programa.

O Tema 6 tratou sobre as questões institucionais e operacionais, onde se realizou uma mesa redonda coordenada pela consultora Marisa Teixeira, com a participação da UGP - Parque Várzeas do Tietê (São Paulo), UGP – PREURBIS (Fortaleza/CE) e UGP Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata Atlântica.

Ao final do dia, John Renshaw/BID fez o balanço do seminário, apresentado as conclusões obtidas e as recomendações para as ações de Reassentamento Involuntário.

Sendo uma vontade inânime do grupo participante, já se traçou um destino para o próximo encontro de trocas de experiências: MANAUS-AMAZONAS.

FOTO: CDHU/SP


Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado