terça-feira, 28 de dezembro de 2010

OCUPAÇÕES INADEQUADAS


FOTO - A


FOTO - B


FOTO - 1

FOTO - 2


Em todos os aspectos, qual a diferença entre as fotos A e B em relação as fotos 1 e 2?

Possivelmente você irá responder que são várias as diferenças, mas olhando cada uma delas faço alguns comentários, no qual chego a conclusão que as diferenças acabam sendo muito poucas.

Em todas as fotos é retratada uma paisagem urbana de um morro ocupado de forma desordenada, sem planejamento, sem cuidados ambientais, cuja ocupação é denominada de FAVELA. É um cenário presente em vários países, principalmente nos que se caracterizam como Terceiro Mundo, subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

Essa forma de ocupação é resultado de uma corrida desenfreada por moradia. Uma vez existente o déficit habitacional, em função do acelerado crescimento populacional e a falta de políticas públicas para construção de novas unidades habitacionais, o solo urbano das cidades ficam cada vez mais vulneráveis a possíveis ocupações desordenadas, que ocorrem sem critérios urbanísticos claros e corretas, tornando-se uma prática bastante prejudicial para a cidade.

Evitar ocupações desordenadas virou bandeira positiva de muitas administrações, mas da mesma forma ainda não é levada a sério por muitas prefeituras, que não possuem em seus órgãos qualificações devidas e necessárias para evitar tal prática danosa em seu território urbano.

Os cenários retratados nas fotos estarão presentes por muito tempo nas grandes cidades, um cenário de difícil dissolução, de grandes conflitos, de enormes dificuldades em infraestrutura (principalmente saneamento) e de plena desordem urbana. Um cenário que deve ser evitado na sua formação, não apenas por princípios urbanos, mas principalmente por princípios sociais, uma vez que, neste tipo de ocupação, as condições de vida passam longe de serem consideradas dignas para um cidadão.

As Fotos A e B retratam um morro ocupado de forma desordenada na Cidade do México. As Fotos 1 e 2 retratam um cenário brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro. Dificuldades urbanas não tem nacionalidade, estão presentes em todos os países.


FOTO: A/B - Claudemir Andrade, 1/2 - Internet


Acompanhe o blog pelo twitter,

http://twitter.com/blogdoclaudemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado