quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OSCAR NIEMEYER - 103 ANOS


Do site da PINIweb.

O arquiteto Oscar Niemeyer comemorou seus 103 anos de idade participando da inauguração da sede de sua fundação (Fundação Oscar Niemeyer), em Niterói (RJ), uma das obras do Caminho Niemeyer, segundo maior conjunto arquitetônico desenhado pelo arquiteto, ficando atrás somente da cidade de Brasília.

A sede da fundação foi construída, assim como todas as outras peças do Caminho, em concreto aparente e tem aproximadamente 4 mil m², sendo formada por dois edifícios sobre um espelho d'água. Um é uma cúpula em espiral, que recebe visitantes por uma rampa de acesso que se conecta a um mezanino, onde será montada uma exposição permanente sobre a obra do arquiteto.

Já o segundo prédio abrigará a sede administrativa da fundação, além do Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades e terá dois pavimentos. O edifício será semienterrado, sendo que em seu pavimento inferior ficará toda a parte de conservação do acervo de Niemeyer. O pavimento térreo abrigará salas de aula para cerca de 180 alunos e um auditório para 150 pessoas.



Na mesma data, é inaugurado também o Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Avilés, na Espanha, primeiro projeto do arquiteto naquele país. O projeto do Centro Cultural foi doado pelo arquiteto à Fundação Príncipe de Astúrias como uma forma de agradecimento ao prêmio recebido da instituição em 1989.

Com uma área construída de 14,3 mil m², o empreendimento é composto por um auditório com capacidade para 900 espectadores, um espaço de exposição de cerca de 4 mil m², um mirante e um edifício polivalente que abrigará cinema, salas de ensaio, de reuniões e de conferências, entre outros espaços da administração. No exterior, há uma praça central para espetáculos e atividades ao ar livre.

Nascido em 15 de novembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer é considerado um dos maiores arquitetos da história do país e do mundo. Autor de vários projetos, como os edifícios da cidade de Brasília, o Memorial da América Latina, em São Paulo e a Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O arquiteto, vencedor do Prêmio Pritzker em 1988, começou sua carreira no escritório de Lucio Costa, como estagiário em 1936. Hoje, aos 103 anos, o arquiteto continua trabalhando em seu escritório, desenvolvendo projetos tais como a reforma do Sambódromo do Rio de Janeiro.

FONTE: piniWEB



Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado