Hoje pela manhã me chamou atenção esta notícia na internet:
Cinco municípios são incorporados à Região Metropolitana de Manaus.
Mais cinco municípios do Amazonas foram incorporados à Região Metropolitana de Manaus (RMM). São eles: Altazes, Careiro Castanho, Manaquiri, Silves e Itapiranga, todos localizados no entorno da RMM.
“Esses municípios não deveriam ficar de fora, eles fazem parte desse grande conglomerado”, explica a autora da proposta de inserção dos municípios, deputada estadual Vera Lúcia Castelo Branco (PTB).
Para o prefeito de Manaquiri (à 64 km de Manaus), Jair Souto (PMDB), a inclusão das cidades contribui para o desenvolvimento local de cada município. O impacto do crescimento de Manaus influencia direto nessas cidades no entorno da capital. Esses municípios precisam ter aporte de recurso para se desenvolver e receber quem vem para a Região Metropolitana", afirma.
Fazem parte da RMM os municípios de Presidente Figueiredo, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Manacapuru e Manaus.
Fonte: Nívia Rodrigues com informações da Rádio Amazonas FM.
O que foi difícil de justificar em função da falta de processo de conurbação, agora complicou de vez. Com a inclusão de mais cinco municípios, totalizando doze, a Região Metropolitana de Manaus - RMM saiu de todos os princípios técnicos justificáveis para a sua formação. Totalmente atípica, se mostra incomparável a qualquer região metropolitana brasileira no que tange à sua formação, se apresentando como um bom tema para mestrado ou doutorado. Fica a sugestão, pois é um verdadeiro desafio fazer sua justificativa.
O interesse maior em relação à RMM é a obtenção de recursos, uma bandeira de busca de muitos municípios do Amazonas, nada mais que justificável. A escassez de recursos, principalmente para infra-estrutura, é muito grande.
Um absurdo! Não há o mínimo de senso pelos políticos aí não? O que querem? Ser maior que a RM de Belém a qualquer custo. Se aqui fossem utilizados os mesmos critérios, a RM de Belém teria, no mínimo, 4 milhões de habitantes. E aí, o que seria da RM de Manaus?? Burrice tem limites!! O que não têm é a insanidade dos homens para mostrar ao país uma falsa imagem do real. Pobre e iludida Manaus.
ResponderExcluir