Com todas as dificuldades encontradas em qualquer administração pública, é grande o esforço dos técnicos da arquitetura, do urbanismo e da engenharia em realizar concepções, idéias e propostas para os gestores da cidade.
Em Manaus, na esfera municipal, esse papel foi atribuído ao órgão de planejamento urbano da cidade, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano - IMPLURB. Criado em 2003, por determinação do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus, o IMPLURB desde sua criação até os dias atuais já elaborou centenas de projetos, do pequeno ao grande porte.
Em 16 anos de vida pública e sempre trabalhando na área de planejamento urbano, já vivenciei experiências ótimas, boas e até inexpressivas concepções projetuais. Desde extinta Secretaria Municipal de Humanização e Integração Urbana – SEMHUR, de 1993 a 1999, passando pela extinta Empresa de Urbanização – URBAM, de 1999 a 2003, até o atual IMPLURB, com grande memória ao saudoso Arquiteto José Henriques Bento Rodrigues, o Zé Henrique, as equipes de projetistas que por esses órgãos passaram e contribuíram, é de grande significado para a cidade. Manaus passou por transformações, sua estética foi modificada, suas ruas foram humanizadas, seus espaços alterados. Não podemos fechar os olhos e dizer que nada mudou. Mudou sim. A existência de problemas urbanos atualmente é muita, mas com certeza foram amenizados com os projetos idealizados nas pranchetas e computadores dos departamentos de planejamento.
Cito alguns projetos idealizados e que teve em seus estudos a participação dos técnicos municipais:
- Complexo Viário do Japiim;
- Complexo Viário do Glória / São Raimundo;
- Complexo Viário de Flores;
- Humanização das vias Darcy Vargas, Ephigênio Sales e Rodrigo Otávio;
- Viadutos da Djalma Batista e Constantino Nery;
- Complemento do Complexo da Praia da Ponta Negra;
- Humazinação dos calçadões do Centro da Cidade;
- Prolongamento da Darcy Vargas;
- Humanização da Recife e Rotatória do Eldorado;
- Alargamento da Constantino Nery;
- Viaduto da Recife;
- Parque Ponte dos Bilhares;
- Parque Lagoa do Japiim;
- Passeio do Bindá e outros não menos expressivos.
Além dos que saíram do papel, existem aqueles que não lograram êxito, por vários motivos e razões. As postagens que serão feitas neste blog com o título “PROJETOS PARA MANAUS”, é uma pequena amostra do que já foi produzido pelos arquitetos.
Aguarde postagens e uma boa viagem!!!!
FOTO: Autor Desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui o seu comentário. Obrigado