sábado, 16 de maio de 2009

MANAUS SOB O OLHAR DAS ÁGUAS
















Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Manaus realizaram, neste sábado 16/05, atividade extraclasse com um passeio na orla central de Manaus e parte do Igarapé do São Raimundo, Mindú, Educandos e Igarapé do Quarenta.

A atividade tem como objetivo expor ao futuro profissional da arquitetura e urbanismo a realidade de alguns pontos da cidade, os problemas de saneamento básico, ocupações inadequadas, déficit habitacional, ocupações dos leitos dos igarapés, falta de qualidade de vida, dentre outros aspectos urbanos. Mostrar que certos problemas urbanos das cidades são desafios a serem enfrentados pelos arquitetos e urbanistas da cidade.

A partida do passeio ocorreu no Porto da Manaus Moderna, onde todos os participantes de imediato vivenciaram a rotina matinal da Feira da Banana, Feira da Manaus Moderna e Feira Provisória do Adolpho Lisboa. Em quatro voadeiras, as equipes partiram em direção ao Igarapé de Educandos e do Mindú, registrando momentos do cotidiano de alguns moradores da Cidade. Casas alagadas, lixos no rio e nas margens dos igarapés, poluição da água, uso clandestinos de energia, vida social dos ribeirinhos, trabalhadores das águas e palafitas foram alguns aspectos percebidos e levados ao conhecimento de todos.

No Igarapé do Educandos e do Quarenta o passeio se completou, onde se pode presenciar a vida portuária, as embarcações de recreios, os estaleiros e a recuperação de leitos de igarapé através do programa Prosamim.

A atividade esteve sob a orientação e supervisão do Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Professor Arquiteto Marcos Cereto.

Uma aula prática de urbanismo que ficará na mente dos alunos por muito tempo. Após essa visita, com certeza o pensamento e a visão dos alunos sobre a cidade mudou, mostrando que não somente num “mar de rosas”, geralmente vive a população.

Parabéns para a iniciativa.

FOTOS: Igarapé do Mindú, 16/05/2009 (CLAUDEMIR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado