quinta-feira, 25 de março de 2010

BR-319: ESTRADA-PARQUE


Aconteceu no dia de ontem, 24 de março, a inauguração de um trecho da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Essa rodovia, que já foi trafegável há muitos anos atrás, é o sonho de muitos manauaras que vêem na recuperação da via a abertura das portas para o resto do Brasil. Hoje, restando 406 quilômetros da rodovia para recuperar, é cabo de guerra entre órgãos como o Ministério dos Transportes, proponente da obra, e o Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pelo licenciamento ambiental da obra e que fez várias exigências para liberar a construção da mesma.


Para que a obra aconteça o Ministério do Meio Ambiente condiciona ao atendimento de várias exigências, tudo sob a alegação de que são cuidados necessários para evitar o desmatamento da região. É previsto a criação de 29 unidades de preservação permanente, todas devidamente fiscalizadas, tornando a rodovia uma Estrada Parque.


Conforme notícia publicada no meio técnico do urbanismo, ainda não se tem registro no Brasil de uma via construída completamente sob os princípios de Estrada Parque. No final do ano passado, no Sudeste brasileiro, teve início à primeira obra sob essa linha ambiental, uma via que ligará a cidade de Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro, à Capelinha, em Minas Gerais. Na via que possui 20 quilômetros estar previsto a criação de espaços de lazer, acostamentos, políticas para a preservação da flora e fauna, mirantes, zoopassagens e centros para visitantes.

A região onde se encontra o trecho polêmico da BR-319 é considerada a mais preservada da Amazônia e tudo indica que a questão ambiental vai ser mesmo o fator determinante para que a recuperação da via aconteça, muito mais que a importância da integração da cidade de Manaus com o resto do Brasil, alinhado a uma boa alternativa de fortalecimento econômico proveniente do turismo.


Transformar a BR-319 em uma Estrada-Parque não é difícil, basta criar meios para tal, com bons princípios ambientais, boa fiscalização e boas práticas de sustentabilidade. Os recursos para a realização da obra tudo indica que estão garantidos, não se sabe até quando. A BR-319 não é nova, não estar sendo criada agora, ela já existe há muito tempo. Pela falta de manutenção por parte do poder público, por anos e anos, aos poucos estar se acabando e sendo engolida pela floresta, comprometendo a sua trafegabilidade e a sua existência.


Enquanto isso a população espera.

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