terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MONOTRILHO DE MANAUS

Hoje pela manhã, em uma rádio local de Manaus, o titular da pasta da Secretaria de Estado de Planejamento – SEPLAN esclareceu alguns pontos sobre o sistema de transporte coletivo denominado Monotrilho, a ser implantado na cidade nos próximos anos, até a Copa de 2014.

Entre vários pontos levantados, destaco o percurso que o sistema vai adotar na cidade. Conforme informado o monotrilho vai sair do terminal existente próximo a feira do produtor (Zona Norte), na Avenida Camapuã, vai seguir até a Avenida Noel Nutels, passando pelo terminal da Cidade Nova até a Avenida Torquato Tapajós e por esta, seguindo pela Av. Constantino Nery, chegará ao Centro da cidade. O seu percurso de volta é o inverso do trajeto, ou seja, o elevado do monotrilho vai ser nos dois sentidos.

Observando o trajeto, o monotrilho irá percorrer dois grandes eixos viários da cidade, o Corredor Urbano Leste-Oeste e o Corredor Norte-Sul. Com esse trajeto o sistema atenderá diretamente vários bairros, sempre seguindo pelo canteiro central, o que permitiu, segundo o secretário da SEPLAN, uma obra com execução mais rápida e mais barata, pois não vai haver desapropriação de imóveis para a implantação do sistema, com algumas exceções nos terminais de integração do monotrilho com o sistema BRT, a ser implantado pelo governo municipal.

Olhando pela visão econômica o trajeto adotado tudo indica que seja o ideal, mas olhando com a visão da estética urbana e turística, um trajeto mais agradável poderia ocorrer pelas áreas de preservação permanente de nossos igarapés, que geralmente são integrados a alguns fragmentos florestais, o que permitiria uma paisagem mais regional, agradável e com menos poluição visual. Afinal, estamos na Amazônia. Contudo, certamente encontraria barreiras em pensamentos ambientalistas que vêem essa possibilidade um complicador para a proteção dos leitos dos igarapés.

Haverá integração entre os sistemas Monotrilho, BRT e Tradicional, que conforme exposto terá uma tarifa máxima de até R$ 3.50. Espera-se que a qualidade dos veículos utilizados no transporte coletivo e a eficiência do sistema sejam um dos motivos que possa levar os usuários de carros particulares a abandonar o seu automóvel nas garagens residenciais e passar a utilizar o sistema integrado. Com isso, se espera reduzir a quantidade de veículos circulando na cidade e melhorar a fluidez nas vias.

Sinceramente, com um transporte coletivo de qualidade, eficiente e seguro, não vejo a hora de deixar o meu carro na garagem e passar a adotar o novo sistema para deslocamento até o trabalho. Afinal, na ponta do lápis, o cálculo das despesas com combustível e manutenção do automóvel haveriam de ser bem menor. E o velho amigo carro, seria o grande companheiro das horas de lazer.


FOTO: Internet

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e a cidade de Manaus pela iniciativa de implementar o monotrilho.
    Sds
    Thomaz

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  2. Infelizmente, os históricos dos monotrilhos pelo mundo são péssimos. Dubai, Kuala Lumpur e outros para mostrar as graves conseqüências. Foram muitos poucos os projetos sairão do papel, e quando sairão, custaram muitas vezes mais e geraram graves desequilíbrios financeiros no qual o Estado teve que arcar com prejuízos enormes.

    Além disso, não deve apoiar a indústria e o emprego no Brasil, ou a inovação tecnológica, já que teremos que importar os monotrilhos do exterior.

    O custo de construção será alto, e principalmente, dos subsídios operacionais que podem prejudicar Manaus para sempre. Baixa capacidade será enorme.

    Seria muito melhor para a população como um todo, que usa ônibus na maioria, fazer somente sistemas de ônibus rápido BRT (Bus Rapid Transit) como mais de 150 das maiores cidades pelo mundo que constroem BRT agora, como Nova York, Paris, Rio de Janeiro e Pequim.

    Manaus pode marcar um gol de placa com os BRTS, ou esperar pelo futuro mágico do monotrilho da Disney World.

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  3. Bom é verdade o mototrilho é caro, mas a vida util desses tipo de transporte é bem maior em comparção ao ônibus (BRT) que tem de renovar a frota a cada dez anos

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  4. oi muito legal o seu blog eu quero saber se o monotrilho de manaus vai passar ali no distrito proximo o armando mendes obrigado

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  5. O monotrilho, se construído, terá o percurso do Centro de Manaus até a zona Norte, passando pela Constantino Nery, Torquato Tapajós, Max Teixeira, NOEL Nutels e Camapuã, chegando no Terminal 4.

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  6. mas,eu trabalho na feira do multirao, mas ate agora nem um orgao publico,nao vieram falar sobre ser nos vamos sai do local aonde trabalhamos,ou nao porque mes retrasado nos recebemos uma ordem de despejo mas nao foi comprida.mas nao podemos conta pois nao recebemos resporta de sobre ha saida da nossa feira,pois a nossa feira fica na area aonde brt vai passa e ate agora o poder publico nunca nos deu resporta nem uma.

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