segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

REORDENAMENTO URBANO



A Prefeitura de Manaus, através do Instituto Municipal de Planejamento Urbano – IMPLURB vem anunciando a implantação de um programa denominado “Choque de Ordem”, ação de reordenamento de Manaus. Estar sendo prevista a divisão da cidade em quatro pólos, que serão avaliados e orientados sobre o melhor e mais correto caminho para corrigir diversos tipos de irregularidades.


Na sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010, foi instituído grupo de trabalho coma finalidade de desenvolver o programa, o qual possui o escopo de propiciar a regularização, orientação e fiscalização das atividades de cunho municipal ligados às diversas secretarias que compõem a administração municipal, entre elas SEMEF, SEMINF, IMTT, DEFESA CIVIL, SEMAGA, SEMMAS e DEVISA.


O grupo de trabalho do programa é composto de 05(cinco) arquitetos e urbanistas: Carlo Nelson de Oliveira Cruz, que também responde pela vice-presidência do IMPLURB, Margareth Socorro Oliveira e Silva, Maria Aparecida Fróz, Pedro Paulo Cordeiro e Regina da Costa Pinto. O prazo que o grupo terá para a conclusão dos trabalhos será de 90(noventa) dias.


Manaus deve ter programas deste tipo sempre que possível, de forma constante, contínua. A ordem urbanística extrapola o interesse particular, deve ser entendida como um dever não só do governo, mas do cidadão e da sociedade e que o poder público deva implantar políticas públicas eficaz para controle e fiscalização. Em meados de 2007, quando estive a frente da gestão do IMPLURB, implantamos o “Calçada para Todos”, programa este que visava conscientizar a população quanto ao uso correto dos espaços públicos, principalmente as calçadas, uma vez que esta faixa de servidão pública é a que mais sofre ocupação irregular. Mediante ação comandada pelo IMPLURB em parceria com o IMTT e SEMAGA, vários bairros e vias da cidade foram percorridos levando orientação devida para os transeuntes, comerciantes e moradores.


Devemos apoiar e contribuir para que programa “Choque de Ordem” tenha sucesso na cidade. Costumo dizer que se a maioria da população parar de construir irregular, parar de ocupar o solo de forma desordenada, parar de ocupar os espaços públicos de forma incorreta e participar e contribuir de forma ativa nos programas, a cidade resolveria em mais de 90% o seu problema de desordem urbana. A sociedade tem um papel importante e a sua participação nas ações é fundamental para o sucesso das soluções dos problemas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado