quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DIRETORIA DO IAB/AM RESPONDE POSTAGEM DO BLOG


Em 13 de Janeiro deste ano, fiz uma postagem no qual tratou sobre o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Amazonas, e na ocasião informei, após consulta, que as eleições do Instituto já haviam ocorrido, sendo reeleita a chapa que compõe a atual diretoria. Da mesma forma destaquei que as eleições não foram divulgadas e que a atuação do IAB/Am, na minha opinião, deixa muito a desejar.

Em resposta a referida postagem, a Diretoria do IAB/Am enviou sua resposta (publicada no blog nos comentários da postagem de 13/01) no qual reproduzo abaixo, na sua integra. Já é um começo, o IAB falou!!! Parabéns.

Vamos a resposta:

Caro Claudemir e demais Colegas.

Após a conversa telefônica entre o presidente desta entidade e o arquiteto Claudemir Andrade a direção do Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento do Amazonas gostaria de fazer algumas considerações: Como foi informado, por telefone, as eleições do IAB-Am ocorreram no dia 29/12/2009 (de acordo com o regimento interno a eleição deve ser convocada a partir da segunda quinzena de novembro, não podendo passar para o ano seguinte, e comunicada a todos através de publicação em jornal a fim de que seja registrada posteriormente no cartório). Quanto ao processo eleitoral havia apenas uma chapa inscrita (chapa esta formada por parte da antiga diretoria que se viu forçada a se inscrever na data limite para o mesmo, visto que nenhum outro profissional se mostrou interessado em conduzir o IAB-AM no biênio 2010/2011).

Devo ainda informar que por diversas vezes encaminhamos e-mails aos colegas, mas a maioria dos mesmos retorna, fato este ocorrido devido a falta de atualização dos e-mails junto ao IAB-AM ou ao próprio CREA-AM....Aproveito a oportunidade e solicito aos colegas interessados em receber informações do Instituto que enviem e-mail com seus dados de modo que possamos atualizá-los junto ao nosso banco de dados (inclusive aqueles que ainda não se inscreveram junto ao IAB-AM).

Quanto à atuação do IAB-AM no biênio 2008/2009, a decisão da diretoria em relação a gestão foi “arrumar a casa”, uma vez que por falta de pagamento das anuidades o mesmo encontrava-se com o caixa baixo, desta forma seria inviável e irresponsável realizarmos eventos. Entretanto, o Instituto foi convidado e se fez presente em diversos eventos de interesse da categoria, participou de audiências no Congresso Nacional quando ali se discutiu a questão do nosso Conselho próprio, formalizou diversas parcerias junto a empresas de ensino a fim de proporcionar descontos aos colegas em dia com o Instituto, dentre outras atividades.

Devemos salientar também que nos últimos quatro anos o IAB-AM, por entendermos que precisávamos estar em sintonia com o que acontecia no resto do Brasil, estivemos presente em todas as reuniões nacionais do Conselho Superior, convocadas pela DN, com todos os seus membros com direito a voz e voto (04 membros), fato este que não ocorria a mais de 10 anos e isto tudo por contar dos próprios membros.

É importante ressaltar que o Instituto sempre esteve de portas abertas para os profissionais procurando auxiliá-los da melhor forma possível. Agora não se pode confundir o papel do IAB com o do CREA ou do Sindicato. O IAB é uma entidade de classe que visa discutir a Arquitetura no âmbito Regional e Nacional e não fiscalizar o exercício profissional ou o teto salarial. No entanto, é função deste Instituto procurar auxiliar o profissional a resolver algum problema quando o mesmo solicitar, isto sim é que é dar um suporte aos profissionais.

Por diversas vezes ouvimos falar de que ocorreu algo na cidade e o IAB não fez nada, que derrubaram certa edificação e o IAB não disse nada, não é o caso, fizemos sim através de ofícios que não foram atendidos uma vez que não temos força política para tal, existem maneiras de atuar em cima de um fato sem ter que fazer algazarras com intuito de autopromoção, não é esta nossa a forma desta diretoria e muito menos deste instituto.

Temos de nos conscientizar de que para podermos pleitear algo para os profissionais temos que mudar muito... Muitos colegas criticam a atuação do IAB como se o mesmo tivesse poder para solucionar todos os problemas da cidade, mas esquecem de que para isso teríamos de ser mais fortes politicamente.

Como podemos fazer críticas ao que ocorre na cidade se não podemos nem ao menos pagar uma matéria no jornal, como podemos nos tornar conhecidos para a sociedade sem podermos fazer campanhas educacionais de conscientização, como podemos mover ações jurídicas se nem podemos pagar um advogado, como podemos pleitear algo se até mesmo os nossos colegas que, quando se encontram em cargos públicos, não nos ajudam (quantas vezes pedimos auxílio para que pudéssemos ter nossa sede própria sem ter que depender do CREA e sem ter que ficar todos os anos mudando de endereço, indo para o escritório dos atuais presidentes), quantas e quantas vezes procuramos as demais representações dos arquitetos a fim de nos unirmos em um mesmo local (A Casa do Arquiteto) e facilitar a vida dos profissionais de forma que os mesmos pudessem ir a um único local para resolver todos os problemas da categoria e não fomos ouvidos. Criticar é fácil... Ajudar, Ah! Isto sim é muito raro.

Lembramos ao colega que você também já foi membro da diretoria do IAB e sabe muito bem as dificuldades que o Instituto passa, você sabe que somente os membros das atuais diretorias e quem pagam as anuidades e que quando deixam tais funções estes colegas deixam de contribuir, até mesmo aqueles que já fizeram parte das diretorias. Você saiba que muitos dos membros das antigas diretorias estão em débito com o IAB-AM?, Você sabia que a 04 anos fizemos a proposta de perdoar as dívidas passadas simplesmente pelo fato de entendermos que o mais importante e termos estes profissionais junto ao Instituto e não as anuidades dos mesmos?

Muitos profissionais acham que o Instituto vive cheio do dinheiro ou que poderão ter alguma projeção futura por ser presidente do mesmo, mas não é o caso... pelo menos não deveria ser. Vivemos pedindo favores e mendigando os repasses dos valores provenientes do convênio junto ao CREA-AM referente aos repasses das ART’s (é muito triste ao verificarmos que muitos colegas nem ao menos selecionam o IAB no campo de entidades quando do preenchimento das suas ART’s, preferem deixar em branco, fazendo assim com que aqueles 10% em cima do valor cobrado deixe de ir para a entidade e fique para o CONFEA, para você ter uma idéia somente algo m torno de 15 % dos profissionais optam pelo IAB).

O IAB-AM não é um grupo fechado como alguns dizem, ele é formado por todos aqueles que queiram participar e que estejam dispostos a contribuir, não somente financeiramente, mas mais importante, de forma física, política e intelectual em prol da categoria. Lembre-se que quando o nosso conselho sair teremos de nos unidos ou seremos atropelados pelo rolo compressor do sistema.

Esta diretoria terá o maior prazer em sentar com qualquer colega que queira contribuir com a melhor estruturação não só do IAB-AM, mas da categoria no estado, novas visões e idéias são sempre bem vindas principalmente quando aqueles que as dão decidem arregaçar as mangas e nos ajudar a torná-las reais.

Um abraço a todos.


A Diretoria do IAB-AM


4 comentários:

  1. Claudemir,
    Tenho acompanhado as notícias e gostei muito!
    Parabéns pelo blog!

    Abraço, Bruna Arruda.

    ResponderExcluir
  2. Caro Claudemir,
    Não podemos nos permitir a criticar a diretoria do IAB-AM enquanto categoria, até porque você já esteve lá e sabe das dificuldades. Procure um outro olhar, já que você está sempre ocupando uma vaga nos órgãos públicos. O mais importante é a união da classe.

    Paz e Luz

    ResponderExcluir
  3. Claudemir
    espero que publique meu comentário em defesa do IAB-AM. Pois está com cópia pra muitos colegas

    ResponderExcluir
  4. Meu caro leitor do Blog, que infelizmente não se identificou na postagem anterior. A crítica, quando verdadeira e que tem o objetivo de melhoria de algo, deve existir e deve ser encarada como uma cobrança em algo que, na visão de quem faz a crítica, não vai bem. Devemos sempre que possível manifestar nossas posições, pois mesmo parecendo o contrário, na maioria das vezes o que se quer é que as coisas mudem, e para melhor.
    As dificuldades estão em todas as partes, em todas as categorias, em todas as repartições. Se tudo fosse um mar de rosas, tudo seria muito monótono. Tudo fica melhor quando a vitória e o sucesso são conquistados vencendo os desafios e as dificuldades do caminho.
    Sempre manifestei apoio a nossa categoria, inclusive participando em algumas situações em chapas de diretoria, em posições de bastidores, atendendo a convites de compor a diretoria. Sei das dificuldades existentes. Sei da falta de recursos e sei também que nossos colegas de categoria não são tão participativos o quanto desejaríamos.
    Não tenho um olhar de desejo ao pior. Sou crítico quando acho que devo ser, e quando acho que é o momento de se fazer. Gosto de todos os colegas e desejo sucesso ao arquiteto Edmar e a toda a Diretoria que compõe hoje o IAB-AM. É o segundo mandato dele é fico na esperança que seja repleto de realizações, que fique marcada como a melhor direção que já passou pela entidade. Fico torcendo que o IAB-AM apareça nos debates, nos jornais, nos fóruns, nos encontros de profissionais, que convoque a categoria a participar e que represente de fato a nossa profissão, mostrando o quanto é importante a figura do arquiteto na sociedade.
    Agora, meu amigo, minha amiga. Deixo algo bem claro. Ocupo sempre um cargo público porque sou funcionário público de carreira, sou arquiteto e urbanista em regime celetista. Essa é a minha atividade principal. Trabalho em prol da sociedade e com o desejo e a esperança de uma Manaus cada vez melhor, com mais qualidade de vida para cada cidadão. Não ocupando um cargo público, só com a minha demissão.
    Também desejo a união da classe e mais uma vez, desejo sucesso a todos.
    Forte abraço.
    Em tempo: publico sempre todas as manifestações dos leitores.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado