terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TRANSPORTE COLETIVO DE QUALIDADE E OS COMPLEXOS VIÁRIOS.

Nos últimos 15 anos Manaus tem recebido novos investimentos em infraestrutura, no que tange a construção de viadutos, passagens subterrâneas, complexos viários, ampliações e prolongamentos de vias e criação de novos eixos viários. Somente nos últimos 4 anos podemos destacar quatro grandes obras viárias: Viaduto Miguel Araes, Complexo Viário Antônio Simões, Complexo Viário Gilberto Mestrinho e Avenida das Torres. Até a realização da Copa 2014 há previsão de novos investimentos tanto por parte do governo estadual e municipal, com recursos nacionais e internacionais.


São obras que visão solucionar de uma vez por todas o problema da circulação de veículos na cidade, priorizando a sua circulação, desafogando o trânsito e resolvendo de uma vez por todas qualquer problema de mobilidade urbana. Esta é a razão de muitos governantes em investir cada vez mais recursos em infraestrutura viária.


Contudo, muitos especialistas da área do urbanismo defendem que investir no transporte coletivo de qualidade resolveria melhor e de forma mais eficiente o problema de circulação viária na cidade. Investimentos em novos sistemas de transporte de massa, melhorias na qualidade dos veículos, no tempo de deslocamento e na eficiência de serviços, seriam razões para a população abandonar o uso do automóvel particular e adotar de forma mais intensa o uso do transporte coletivo.


Manaus, até o momento, sofreu pouca evolução em seu sistema de transporte coletivo. Ônibus tradicionais e articulados, micro-ônibus executivos, Kombi lotação, Táxi e Moto-táxi são os modelos que encontramos na cidade e que se apresentam para a utilização por parte da população para o seu deslocamento. Num futuro próximo, conforme já prometido pelos governos, haveremos de ver o Monotrilho e o BRT, sistemas que serão implantados até a Copa de 2014.


Na edição de fevereiro da Revista aU, Psicólogos, jornalistas, urbanistas e pesquisadores deram suas opiniões sobre o presente e o futuro dos automóveis na cidade e na vida das pessoas. Confira alguns depoimentos:


"Existem muitos fatores associados à posse do automóvel que o tornam opção preferencial. Associado à melhoria do transporte público é necessário implantar restrições à circulação dos automóveis, como os rodízios, pedágios urbanos, áreas de circulação exclusivas do transporte público, bem como incentivos ao transporte não-motorizado, restrições de estacionamento nas áreas críticas etc., como já ocorre em várias cidades do mundo". Carlos Alberto Bandeira Guimarães, professor do Departamento de Geotécnica e Transporte da Unicamp.


"O automóvel é um meio de locomoção auxiliar e não o principal. Por isso, os investimentos no transporte coletivo devem ser em qualidade e em quantidade". Marcio Fortes, Ministro das Cidades.


"É evidente que se houvesse a opção de um transporte urbano razoavelmente confortável, a hipótese de reservar o carro para os momentos de lazer seria cogitada até mesmo por quem mais gosta de dirigir. Seria mais econômico, confortável e exporia tanto o motorista como seu objeto de paixão a menos riscos". Sérgio Berezovsky, diretor de redação da Revista Quatro Rodas.


"Bons sistemas de transporte público são essenciais para reduzir a dependência do automóvel, mas não são suficientes. É preciso também adotar medidas restritivas ao transporte individual motorizado". Paulo César Marques, professor de mestrado em Transportes na Universidade de Brasília.


"A melhoria do transporte público, embora seja algo muito bom, não será suficiente para o brasileiro abandonar seu veículo. De que vale um bom transporte público se as pessoas não estiverem dispostas a usá-lo ou a experimentar a mudança?". Fábio de Cristo, doutorando em psicologia no Laboratório de Psicologia Ambiental (UnB) e autor do Blog Psicologia e Trânsito.



FONTE: PINIweb


2 comentários:

  1. #@#$%$#%&....

    levei uma hora inserindo um camentario o na hora de postar a &&¨##%$# sumiu com o meu texto.

    CAJÚ com GUARANÁ

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  2. Na internet tem dessas coisas...sempre nos aprontando. Geralmente procuro escrever em um programa de texto a parte e após concluir, faço copia e colo no local desejado. Com isso, se perder o texto, tenho como recupera-lo. Abraços.

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