quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

EDIFÍCIO MAIS ALTO DO MUNDO. E SE FOSSE CONSTRUÍDO EM MANAUS?

O Plano Diretor de Manaus permite construções de edifícios de até 18 pavimentos-tipos, mais três pavimentos de embasamento. Isso totaliza uma edificação de 21 pavimentos que, considerando um pé-direito (medida do piso ao piso do pavimento superior imediato) de 3 metros, teríamos uma edificação com aproximadamente 63 metros de altura.


Há os defensores de que Manaus não deva ter seu gabarito liberado pela legislação, outros defendem que se deva construir até o limite que o terreno suporte e que os parâmetros urbanísticos permitam, ficando a cidade liberada para ter edifícios maiores.


Falando em edifícios maiores, você já imaginou se o edifício construído nos Emirados Árabes, considerado o mais alto do mundo, com 828m de altura e 160 andares, fosse construído em Manaus? Como seria a paisagem desta edificação em relação ao entorno considerando o nosso gabarito existente?


O edifício Burj Dubai foi inaugurando no último dia 04 de janeiro de 2010 e teve seu custo de construção de U$ 800 milhões. É tão alto que a torre pode ser vista a uma distância de até 95Km (se fosse em Manaus poderia ser visto de Rio Preto da Eva) e supera em centenas de metros a então mais alta do mundo, a Taipei 101, em Taiwan, que tem 508m de altura.


O projeto arquitetônico é americano, desenvolvido por Skidmore, Owings and Merril (SOM), de Chicago.

É uma verdadeira cidade vertical. Possui 1.044 apartamentos residenciais, 49 andares comerciais, 57 elevadores, além do Armani Hotel Dubai, o primeiro hotel de luxo feito em parceria com o estilista italiano Giorgio Armani. O hotel possui 160 quartos e suítes, alguns restaurantes, lounge e spa. No 124º andar, foi construído um deck de observação, o também mais alto do mundo. O edifício inteiro e seus dois anexos são recobertos por 28.261 painéis de vidro, que refletem a luz do sol.


Para a construção, foram usados 31.400t de aço na estrutura, com concreto bombeado a uma altura de 605m, um recorde mundial. O sistema de refrigeração da torre proverá 15 mil litros de água para irrigação dos 19 mil m² de jardins. O Burj Dubai localiza-se no Downtown Burj Dubai, uma área de 2 km² em desenvolvimento, entre as duas principais avenidas da cidade. A região sofre com os ventos emirados, que podem chegar a 50 km/h na superfície, o que traz muitas dificuldades técnicas para o projeto. A construção começou em setembro de 2004, envolvendo 12 mil trabalhadores em campo.


Usando a proporcionalidade e a figura abaixo, a imagem representa um comparativo (mesma que grosseira) entre o edifício mais alto do mundo e um dos edifícios mais alto de Manaus (destaque em laranja).




Se um similar ao Burj Dubai fosse construído em Manaus, você já imaginou como seria a paisagem?

4 comentários:

  1. Claudemir
    Não se esqueça que o prédio está em um terreno de
    2,0 Km²ou seja, em terreno de 1000m x 2000m.
    Conclusão: É difícil fazer esse edifício em Manaus.
    Um abraço

    Bosco Chamma

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu documentário , seria muito interessante em todos os aspectos economicos construir um edificio alto em Manaus para que seja vista a nossa floresta , rios e etc.
    Paula Fernanda

    ResponderExcluir
  3. o nosso país tem entra no ramos das constuçoes de edificios altos

    ResponderExcluir
  4. sempre quis saber, por que...? em manaus não tem edíficios altos, tipo! com 40, 50 andares! eu ja tinha visto falar que era por causa do solo que não era adequado! mas se é pelo plano diretor da cidade, acho que deveriam refazer este, liberar construções mas ousadas! manaus ficaria mas bonita, pelo menos com 40 andares!!!

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado