quinta-feira, 21 de maio de 2009

NOSSOS IGARAPÉS CLAMAM POR AJUDA




No último sábado, dia 16/05/2009, tive a experiência de vivenciar a situação do igarapé nas imediações dos bairros Glória, São Raimundo, Presidente Vargas e São Jorge. A área denominada de Bariri é onde concentram grande quantidade de lixo, principalmente as de origem plástica.

O que se percebe é que grande parte da população joga lixo nos cursos d’água, incluindo garrafas PETs, embalagens plásticas em geral e até eletrodomésticos, móveis e restos de construção. A convivência do ser humano com a poluição é fato presente, colocando em risco a saúde e a integridade física dos mesmos.

Alegra-nos saber que tanto o Governo do Estado como a Prefeitura de Manaus iniciou serviços de retirada de lixo nos leitos dos igarapés da cidade, aproveitando o período das enchentes, deslocando balsas, canoas e pessoal para remoção de lixo acumulado embaixo das palafitas e margens dos igarapés. A operação conta com a utilização de máquinas, mas o serviço de uma forma geral será manual, em função da acessibilidade que se torna complicado.

As fotos inseridas neste post mostram a situação crítica no qual se encontram nossos igarapés. É lamentável que todo ano, com consecutivas ações de limpeza por parte do poder público, o lixo retorna aos igarapés pela própria mão dos homens. Ações relativas à educação ambiental são realizadas constantemente, mas demonstra ser ineficaz em função do retorno do problema.

A natureza sofre. E da mesma forma que sofre se revolta e se vinga. Manaus já passou por situações complicadas e parte da população já sentiu na pele a resposta dada pela natureza em função dos desmandos praticados pelos menos ajuizados.

Vamos fazer cada um a sua parte. Vamos cuidar dos nossos igarapés.


Fotos: Bacia de São Raimundo (Claudemir Andrade)

2 comentários:

  1. Claudemir, infelizmente a maioria da população só aprende sofrendo. A natureza nos foi dada pelo Criador, e dela fazemos o desprezo em prol da "urbanidade".
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom as postagens do blog. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado