sexta-feira, 26 de junho de 2009

BOA SORTE, BOI CAPRICHOSO

Como todo cidadão brasileiro, amazonense e apaixonado pelas tradições culturais de nossa terra, não posso deixar de desejar BOA SORTE a meu querido touro negro e eterno boi azul CAPRICHOSO.


O Boi Bumbá Caprichoso com o tema “Amazonas: Onde o verde encontra o azul”, reconhece publicamente o esforço que a população amazonense faz para manter 98% de suas áreas florestais intactas. É uma declaração de amor e carinho a proteção que todos os amazonenses dão a floresta.

O Amazonas já experimentou vários ciclos econômicos como o período do apogeu da borracha até a Zona Franca de Manaus sem precisar fazer a derrubada de árvores. Com essa temática o Boi Caprichoso vai buscar nos fundamentos do instinto de proteção que o caboclo tem pelo verde a força para continuar trabalhando na proteção das florestas amazônicas, em especial do Amazonas.

Segue abaixo a mensagem do presidente do Boi Caprichoso.


O ritmo que pulsa no coração da floresta celebra em 2009 um pedaço do Brasil onde o verde encontra o azul, revelado na imagem da floresta beijando o céu do Amazonas, um lugar único no mundo, que encanta pela sua gente, pelos seus entes, suas crenças, danças, lendas e ritos. Na poesia das toadas do Boi Caprichoso renovamos o nosso compromisso de defender a Amazônia, erguendo a bandeira do Amazonas, dos caboclos de alma azulada, de quem cuida da floresta apostando em novas alternativas econômicas.


Convidamos você para conhecer o Amazonas e Parintins. Queremos você vestindo azul e branco para vibrar com o boi bicampeão de Parintins, o touro negro que pela simplicidade de sua gente, criatividade de seus brincantes e ousadia de seus artistas é considerada o maior símbolo da festa popular que dá ao Estado do Amazonas a sua identidade cultural.


Estamos começando uma nova etapa e nossa tarefa é dar continuidade do trabalho de equipe que nos premiou com duas vitórias.


Nosso projeto começou em 2006, quando estruturamos o boi e resgatamos a credibilidade da torcida. Passou por 2007 quando nos tornamos os campeões de fato e de direito ao defender que Parintins é o Eldorado do folclore popular, se fortaleceu em 2008 com o discurso preservacionista que chamou a atenção para o futuro do planeta e finalmente chega em 2009 com uma proposta ainda mais ousada que é erguer a bandeira do Amazonas, da nossa gente que dá exemplos ao País quando busca alternativas econômicas sem que para isso tenha que sacrificar nosso maior patrimônio que é a floresta amazônica.


É muito bom ser campeão, melhor ainda é comemorar o bicampeonato e o desejo de todos nós é a consagração do tricampeonato. O êxito depende principalmente da união de todos nós, artistas, diretores, funcionários, sócios e torcedores. É preciso ter a convicção de que, se queremos um Boi forte e tricampeão é preciso arregaçar as mangas, admitir os erros e buscar cada vez mais os acertos.


Nosso canto é azul. E a missão é levar adiante o discurso de defesa intransigente da Amazônia.


Como já dissemos antes ... A maior emoção é saber que o verde resistirá ao rubro das queimadas e jamais vai ofuscar o azul do céu Caprichoso.


Carmona Gonçalves de Oliveira Filho


BOA SORTE CAPRICHOSO!!!!!


Fonte: http://www.boicaprichoso.com



2 comentários:

  1. Claudemir Boa Noite, sou de Parintins e moro em São Paulo estou precisando com urgencia de qualquer dvd do boi dai para apresentar juntamente com o meu TCC. se pude me envie para madapazparintina@hotmail.com eu ficarei muito grata a vc, Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho de imediato nenhum vídeo de boi que possa ser enviado por net. Vou verificar se alguém possui e se possível enviarei. Abraço.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado