quinta-feira, 4 de junho de 2009

MOBILIDADE: FAIXAS EXCLUSIVAS PARA MOTOS


É cada vez maior a frota de motocicletas em Manaus. Da mesma forma que os veículos leves disputam os espaços nas vias da cidade, as máquinas de duas rodas cada vez mais crescem, sejam para transporte individual ou até para a prestação de serviços como motoboy ou moto-taxista.



Em Manaus é comum você ter conflitos com os condutores de motos, pois geralmente a condução ocorre de forma desordenada, sem obediência das faixas, em “zig-zag”, colocando em risco de colisão todos os que da via utilizam para sua mobilidade. O transporte de duas rodas em Manaus pode ser considerado de risco, muito em função da periculosidade que a pessoa que a utiliza fica exposta.



Quando se fala em melhoria da mobilidade na cidade, se fala muito em ciclovias, no qual é bastante deficiente, para não dizer que é inexistente. As ciclovias em Manaus são apenas para uso de lazer, presentes geralmente em parques, não servindo para utilização de transporte, pois não possuem continuidade.



Dentro desse pensamento de dispor faixas exclusivas de circulação, não seria tempo de se analisar em dispor na cidade, em algumas das principais vias, faixas exclusivas para moto? Uma faixa de 1,50m demarcada à esquerda da pista de rolamento exclusiva para motos poderia agilizar o trânsito, dar maior segurança aos motoristas e proporcionar uma melhor organização nas ruas da cidade. Este mecanismo já é utilizado por capitais brasileiras onde o volume de motos é bastante elevado. Acredito que vale um breve estudo e uma avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado