terça-feira, 9 de junho de 2009

PROJETOS PARA MANAUS III







Projeto Arquitetônico de Oscar Niemeyer, no Encontro das Águas, em Manaus.


O “Parque Encontro das Águas”, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é uma obra de 9.383,33 m² de área construída, a ser implantado em um terreno de 120.000,00m², estrategicamente em um dos pontos mais elevados de um talude de 54 metros de altura na orla urbana de Manaus, voltado ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões, na zona leste da cidade.


O objeto arquitetônico concebido pelo projetista de reconhecimento internacional constituirá um espaço referencial da cidade, um ícone urbano a ser potencializado pela paisagem natural própria deste contexto. Incrustado na topografia e integrado a intensidade verde da área, a edificação idealizada para configurar o “Parque Encontro das Águas” propiciará o vislumbre do fenômeno natural que nomeia a obra arquitetônica em questão, valorizando os elementos singulares e potenciais naturais desta localidade.


A estrutura edificada abrigará um restaurante com vista para os rios, um prédio de exposições e um estacionamento para 141 veículos. O conjunto arquitetônico será composto por um pavilhão em formato de oca, com 35 metros de diâmetro na base e altura de sete metros, elevado em relação ao piso da praça, proposta como espaço aberto à paisagem. A estrutura disporá também de um subsolo de igual área. No quadrante mais próximo à encosta, o pavimento do subsolo será aberto ao ambiente externo, protegido por uma marquise. O projeto apresenta a 20,8 metros acima do térreo do memorial, duas lâminas, com 20 centímetros de espessura cada uma, insertas no topo do prédio de exposições. Uma das lâminas em amarelo é reta, simboliza as águas barrentas do Solimões e a outra, em marrom, representando o rio Negro, é curva.


A partir deste espaço privilegiado, estrategicamente implantado, a população local e visitante, poderá além de observar o encontro dos rios e toda paisagem natural envolvente, usufruir as atividades de serviço, lazer e cultura, abrigadas pelo complexo. Ao caráter utilitário do espaço projetado, soma-se o aspecto referencial a ser constituído com a obra, valorizando um dos elementos naturais mais significativos da região: as águas.


Considerando-se a precariedade e informalidade das outras instalações existentes para realização desta prática já inserida nos roteiros turísticos da cidade, tem-se o equipamento projetado como um espaço distinto, situado em um dos últimos espaços remanescentes abertos à paisagem dos rios na orla urbana da cidade, desde o qual se vislumbra o encontro das águas. Atualmente visualizada por meio de embarcações, ou a partir de áreas privativas da orla, esta imagem, singularizada pela propriedade do contexto, será através do projeto, mais bem usufruída pelos visitantes e pela população local, sendo desta forma, universalizada e difundida como ícone da cidade de Manaus.


Com a definição da cidade de Manaus como uma das sub-sedes para os jogos da Copa 2014, a construção do Parque Encontro das águas seria um grande presente para a cidade e uma excelente atração turística.


2 comentários:

  1. Fico na torcida que o projeto de Oscar para o Encontro das Águas saia do papel. Seria uma grande obra do mestre da arquitetura em um grande local, cartão postal da amazônia e de Manaus.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado