sábado, 13 de junho de 2009

PRAÇA DA SAUDADE: A DEMOLIÇÃO DO PRÉDIO DA SEJUSC.










As fotos postadas acima representam três momentos. A primeira imagem destaca o prédio da antiga SEJUSC, já com tapume ao seu redor, pronto para iniciar o processo de sua demolição. Por vários anos, esse prédio foi alvo de muitas críticas, muito em função de ter sido construído em plena praça pública, a Praça da Saudade. Ele foi apenas mais um elemento de vários que foram construídos na praça durante vários anos de sucessivas reformas. A cada ano que passava a Praça da Saudade era descaracterizada e isso fez com que uma das primeiras praças de Manaus fosse perdendo sua identidade.

A segunda foto representa a demolição simbólica realizada pela prefeitura, em setembro de 2007, no qual destaca a imagem do Senador Jeferson Péres, uns dos maiores defensores da demolição do prédio. Através de uma ação de parceria entre Governo do Estado (SEC), Prefeitura de Manaus (IMPLURB) e Ministério Público, o “monstrengo” foi demolido, já como uma ação do projeto de revitalização da Praça da Saudade, que será mostrado posteriormente por este blog e que já se encontra em fase de construção.

A terceira foto representa a ausência do prédio, em janeiro de 2008, após a sua demolição, permitindo a visualização da Sede do Rio Negro Clube ao fundo, uma imagem panorâmica que muitos achavam que não iriam mais ver.

Enfim, foi uma ação positiva. A praça será resgatada em seu desenho original, permitindo um resgate histórico de um dos mais importantes espaços públicos de Manaus.



Fotos: Prefeitura de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado