sexta-feira, 5 de junho de 2009

RÁDIO TRÂNSITO

Em Manaus é comum encontrar uma rádio divulgando dicas sobre o trânsito dos principais cruzamentos da cidade, principalmente nos horários da manhã, quando a população vai ao trabalho e à escola, e nos horários de final de tarde e início da noite, durante o retorno às residências.


É um serviço bastante útil, pois jornalistas através de “patrulhas” percorrem pontos estratégicos e complicados da capital amazonense, verificam a situação in loco e transmitem, ao vivo, para toda a população. Algumas indicam até o melhor caminho para seguir e desviar do congestionamento.


É um serviço que poderia ser melhorado e aperfeiçoado. Em São Paulo, capital, existe uma rádio local que além da tradicional música, fica transmitindo constantemente informações sobre o trânsito da cidade. Suas informações chegam através de dicas dadas pelos próprios ouvintes, e são transmitidas simultaneamente ao problema. Isso também é feito em Manaus, só que há um diferencial. As principais informações são provenientes das câmaras de vídeo de segurança da Secretaria Estadual, instaladas em quase todas as vias e cruzamentos da capital paulista. A rádio tem acesso às imagens geradas pelas câmaras, verifica a situação, estuda alternativas de mobilidade e transmite simultaneamente ao problema, à população e principalmente aos motoristas.


Manaus também possui câmaras de vídeos de segurança instaladas nas principais vias da cidade. Também possui rádios com grande interesse em prestar informações sobre o trânsito aos seus ouvintes. Então, por que não unir a disponibilidade das informações capturadas pelas câmaras com a disponibilidade e o interesse de divulgar essa informação pelas rádios?


Uma parceria entre o poder público estadual, municipal e rádios locais poderiam firmar um convênio, permitindo que as imagens sejam disponibilizadas com o intuito de interesse público, procurando melhorar a mobilidade na cidade e amenizar os congestionamentos freqüentes.

2 comentários:

  1. Grande mestre, blz? Achei muito bom seu blog, sem querer achei vc e comecei a ler uma postagem atrás da outra...Parabéns pela qualidade do espaço e pelos temas abordados, assim que puder dá uma pssada no meu tb. apesar de ainda nao estar esse nivel um dia chego lá abraço mestre.

    Bessa Júnior
    Arquiteto e Urbanista

    ResponderExcluir
  2. Eu ouvia muito este tipo de servço quando morei no Rio é muito bom mesmo e vale a pena...

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado